As pesquisas são fundamentais para uma abordagem orientada por dados nas empresas, ajudando-as a entender o mercado, os consumidores e a concorrência, e a tomar decisões estratégicas que impulsionem o sucesso a longo prazo.

O IBEVAR-FIA BUSINESS SCHOOL realiza mensalmente previsões econométricas das vendas de bens considerando os onze segmentos do varejo brasileiro.

Esse mapeamento do mercado revela que os sinais vindos do varejo apontam nível de atividade mais fraco nos próximos meses.

Indicadores mais prosaicos

Um dos indicadores mais prosaicos do pulso da economia são as vendas de varejo. O volume de vendas obviamente se associa de modo direto com o ritmo de atividade.

O comércio, bens e serviços, de modo geral, é o primeiro segmento a sentir os efeitos de um movimento expansionista ou contracionista.

Portanto, as tendências de consumo, parte significativa do produto, ou seja, mais de 60% do PIB, devem ser acompanhadas de modo a identificar o ritmo da economia nacional.

Efeitos do mercado

As vendas de varejo para o período março-maio de 2024 continuam muito desaquecidas. De fato, no conceito varejo restrito, que exclui veículos e material de construção, a previsão IBEVAR – FIA FIA BUSINESS SCHOOL é de uma queda de 0,5%. Entretanto, no conceito varejo ampliado a queda é bem mais pronunciada, ou seja, 3,1%.

Excluindo os segmentos Combustíveis, Alimentos e Material de Escritório, que não devem variar, todos os demais tem estimativa de recuo. Listando pelo tamanho da contração Livros e Revistas (-15,3%), Tecidos e Vestuário (-9,8%), Veículos (-6,6%), Artigos de Uso Pessoal (-6,4%), Móveis e Eletrodomésticos (-4,2%) e Material de Construção (-2,7%), Híper e Supermercados (-0,4%) e Artigos Farmacêuticos (-0,2%).

 Batimentos mais fracos

Como se vê os efeitos contracionistas não são apenas significativos, mas estão presentes de modo espalhado, ou seja, em praticamente todos os segmentos que compõem o varejo nacional.

Dito de outro modo, infelizmente, o estetoscópio indica batimentos mais fracos produzidos pelo nível de atividade.

Texto escrito Por Claudio Felisoni de Angelo

Claudio Felisoni de Angelo é Presidente IBEVAR, Presidente do Conselho do PROVAR. Professor Titular da FEA-USP. Idealizador do MBA Varejo da FIA.

Fonte – Redação IBEVAR