Um mercado tão ágil e competitivo não resiste às teorias. IBEVAR, em parceria com a FIA, divulga o MBA Varejo, que transformou a estrutura das disciplinas de forma mais aderente às exigências do mundo em que vivemos hoje com o ensino de estratégias, técnicas e conceitos de uma maneira visualmente prática e aplicável no dia a dia dos alunos.
Pioneirismo é a palavra de ordem do varejo. A inovação é um conceito que sai da teoria e abraça a prática em todos os segmentos do setor. E isso se estende à área acadêmica, tão conhecida pelos métodos teóricos. Porém na FIA, a teoria de alta qualidade se alia à prática de alta performance. Uma prova disso é a reformulação do MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão, curso pioneiro no país e que está com uma nova estrutura para gerar muito mais valor à sua carreira e negócios.
Com o objetivo de contribuir na trajetória de sucesso dos profissionais do varejo, o IBEVAR oferece benefícios aos seus associados relacionados às especializações oferecidas pela FIA – LABFIN.PROVAR.
Conheça mais sobre as vantagens chanceladas pelo IBEVAR e as mudanças no MBA de Varejo da FIA – LABFIN.PROVAR. Dê um salto de inovação em sua profissão este ano. A prática já começa com a sua ação. Esperamos por você!
Conheça a nova estrutura
MBA Varejo é adequado às demandas do mercado. Pensa em um programa inovador e que apresenta conceitos e técnicas alinhadas com o que acontece no mundo do Varejo e no mercado de consumo. Esse curso existe e está de cara nova aqui na FIA – LABFIN.PROVAR.
O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão traz conteúdo relevante para profissionais desse segmento há alguns anos. Para manter a excelência no aprendizado e a qualidade do conteúdo apresentado, o programa evoluiu conforme as demandas do mercado.
Benchmarking e Pesquisa
Pensando nisso, a coordenação avaliou o que as empresas buscam no profissional que trabalha no Varejo e transformou a estrutura das disciplinas de forma mais aderente ao mercado. A ideia é ensinar estratégias, técnicas e conceitos de uma maneira visualmente prática e aplicável no dia a dia dos alunos.
Para se chegar a uma nova estrutura, foi feito inicialmente um importante benchmarking entre empresas e escolas internacionais, que oferecem curso similar. Foram avaliadas também as competências demandadas a profissionais que ocupam cargos de gestão no empresas varejistas.
Além de analisar as ementas de cada disciplina e verificar a conexão entre os conteúdos, o coordenador Ivan Rizzo realizou uma pesquisa dos pré-requisitos que as organizações solicitam aos candidatos às vagas de emprego, com base nos requisitos das organizações brasileiras. Nessa pesquisa, considerou cargos sêniores e de gestão do segmento.
Entretanto, a conclusão foi de que existiam muitas disciplinas, mas que não necessariamente se conectavam ao conteúdo abordado ou não eram aplicadas no momento mais adequado do curso. Ou seja, cerca de 39 matérias aconteciam ao longo de 18 meses, sendo possível explorar seu conteúdo de maneira atualizada.
Disciplinas no formato do Business Model Canvas
A partir dessa análise, Rizzo conta que surgiu o planejamento do conteúdo com base no Business Model Canvas. Esse desenho facilita o entendimento e a divisão de conceitos necessários para o aprendizado.
Dessa forma, as disciplinas que anteriormente não se relacionavam, agora passam a ter uma interrelação de forma assertiva. Na verdade, se trata de um curso clássico a ser modernizado, com as informações atualizadas conforme as tendências do mercado.
Para citar alguns exemplos, as disciplinas foram agrupadas de acordo com o tema: meios de pagamento se une a informações de soluções financeiras; Revenue Management em precificação; Varejo digital está associado a soluções para Marketplace.
Novas oportunidades dentro do programa
A partir desse novo modelo, os gestores refletirão sobre a proposta de valor de suas empresas, compreendendo melhor quais recursos, atividades e parcerias são chave para competir em seus mercados e criar um duradouro e produtivo relacionamento com os clientes; discutirão, também, em quais canais devem operar e como ter a melhor estrutura de custos, potencializadora das fontes de receita.
Portanto, essa estrutura abriu espaço também para os tópicos especiais do varejo, que contam com seis encontros durante o curso em horário de aula. São workshops e palestras de especialistas em diversos temas que contribuem para a formação do aluno, com informações atuais e questões reais do mundo do Varejo.
Docentes renomados e possibilidade de networking
Completando essa estrutura, o novo programa da FIA – LABFIN.PROVAR conta com docentes renomados, com conhecimento de mercado e acadêmico, reconhecidos nacional e internacionalmente.
As aulas são desenvolvidas para gestores que possuem experiência relevante no mercado e desejam ampliar seus conhecimentos em gestão no segmento varejista, o que aumenta ainda mais a possibilidade de networking e de troca de conhecimentos entre alunos e professores.
Tudo isso para agregar valor e trazer uma experiência única para os alunos e profissionais engajados no mercado do Varejo. O curso está disponível nas modalidades presencial e 100% Live-EaD, oferecendo conteúdo com a flexibilidade que você precisa.
Ficou curioso? Para saber mais sobre este curso e ingressar nessa grande oportunidade de desenvolvimento, acesse a página do MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão no nosso site e confira as novidades!
Fontes: FIA – LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR