Workshop promovido pelo Comitê de Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas do IBEVAR, traz à tona as mudanças do mercado que pautam o uso da tecnologia cada vez mais aplicada no varejo, mas com o cuidado de não perder a humanização e a hospitalidade nos negócios. Esse conceito tem ganho relevância nesse mundo da inteligência artificial.  

O IBEVAR realizou ontem, dia 11/05, Workshop gratuito transmitido pela internet que discutiu o Papel da Tecnologia no Fomento à Liderança Criativa no Varejo. Este evento foi liderado pelo Comitê de Gestão de Pessoas e Liderança Criativa e teve a participação do Profº Reinaldo Nogueira, Executivo da Projeto TI 360, da Profª Maria Euma Soares, Coordenadora de Hospitalidade Acadêmica e Pedagógica na FIA – LABFIN.PROVAR, ambos membros do Comitê do IBEVAR e da convidada especial, Andrea Rufino, Gerente de Marketing Integrado LATAM na Feedzai.

Eles debateram a aplicação da tecnologia de forma mais humanizada no varejo e o conceito de hospitalidade nos negócios. Essa estratégia está potencialmente presente no mercado e tem gerado grandes mudanças no atendimento do setor.

Impacto nos resultados

Profª Maria Euma Soares trouxe reflexões sobre a hospitalidade no mercado corporativo. Ela comenta que o mercado é inegavelmente mais complexo. Para se ter sucesso, não basta mais uma empresa entregar um produto ou serviço. Há que se ter um valor agregado.

Andréa Rufino apontou como o entendimento da tecnologia é necessário. Treinamento, acolhimento e boa comunicação são pilares essenciais para que as ferramentas tecnológicas sejam bem utilizadas. O acompanhamento da liderança criativa oferece um diferencial nesse processo. E claro que impacta no resultado para o profissional e para o negócio.

Muitos temas abordados

Prof. Reinaldo, diz que em qualquer segmento trabalha com a tríade: pessoas processos e produtos. Ele intermedia o debate com provocações pertinentes sobre o lado humano em contrapartida – ou melhor -, em conjunto com as ferramentas tecnológicas. Afinal elas não devem ser excludentes, e sim, complementares. Além de levar para o debate conceitos de inteligência cognitiva, pensamento, sentimento e ação.

Os participantes ouvintes do evento compartilharam ótimas questões sobre e-commerce, autoatendimento, inteligência artificial, uso de bots, ganho de escala, fraudes cibernética, segurança no varejo e tantos outros pontos muito relevantes.

Conteúdo de apoio ao varejista

 Esse é apenas um panorama sucinto do que foi esse evento tão rico. Se você não conseguiu participar ao vivo e interagir com os especialistas, acesse o material completo gravado e agregue ainda mais conhecimento sobre esses assuntos.

O conteúdo desse debate tem como objetivo apoiar o varejista a ter um melhor olhar sobre sua equipe e, de forma integrada, uma liderança que permita produzir um melhor resultado para o seu negócio; principalmente em um cenário de constantes mudanças. Além de poder ter melhor compreensão de como ferramentas tecnológicas podem melhoras processos, mas com a estratégia de ter a integração da inteligência artificial em conjunto com o acolhimento humano. Assim como aplicar a hospitalidade em seus processos, afim de proporcionar aos seus clientes, as melhores experiências e também fortalecer a marca juntos aos consumidores.

Acesse os canais do IBEVAR e fique sabendo sobre os próximos eventos.

Fonte: Redação IBEVAR