Decathlon lança o serviço de compra e venda de produtos second hand no segmento esportivo. A marca é a primeira loja de artigos para esporte a implementar uma iniciativa voltada para a economia circular no Brasil.
Decathlon Circula é o novo serviço da marca que tem como objetivo promover a compra e venda de produtos esportivos usados, incentivando os esportistas a pensar sobre a economia circular adquirindo produtos de second hand.
“O lançamento da Decathlon Circula além de ampliar o nosso catálogo de produtos esportivos em um mercado em constante crescimento, reforça também nosso posicionamento de marca engajada com o planeta. O lançamento de serviços sustentáveis é um dos pilares do nosso projeto de sustentabilidade, junto com o nosso compromisso de ter 100% de produtos ecodesign até 2026″.”, reforça Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil.
Esporte mais acessível
O projeto se cruza com a missão da marca de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas de forma sustentável.
Assim, a estratégia faz parte de um compromisso ambiental ousado da Decathlon que inclui uma série de iniciativas, como: aquisição de frota de caminhões elétricos para operação logística verde no Brasil; ter 100% da gama de produtos com menos impacto ao meio ambiente até 2026; zerar a utilização de cabides descartáveis e reduzir a emissão de CO2 em 40% por produto vendido globalmente até 2026.
“É um grande orgulho formarmos essa parceria com uma das marcas mais icônicas do esporte e um privilégio ver a preocupação genuína de toda liderança com o meio ambiente. Estamos comprometidos em gerar uma experiência simples e de qualidade para quem quer comprar ou vender o seu item usado”, comenta Gabriel Novais, CEO da Semexe.
Ser útil para as pessoas e o planeta
“Queremos ser útil para as pessoas e o planeta! Estamos muito empolgados com este novo serviço, que incentiva os esportistas a aumentar a vida útil dos produtos fomentando novos hábitos de consumo consciente. O projeto se inscreve dentro de um compromisso ambiental para sermos cada vez mais reconhecido como marca esportiva e engajada”, comenta Sarah Bouvil, diretora de Comunicação e Marketing da Decathlon Brasil.
O serviço contará com a parceria da SeMexe, startup que traz um novo jeito de comprar e vender itens do universo da bike. “Estamos muito felizes em poder oferecer este novo serviço ao consumidor esportista. Unimos forças com um parceiro, que já é referência na revenda de produtos esportivos usados, visando dar um novo ciclo de vida para os equipamentos. Para nós, um conceito vital para o mundo do esporte, é a preocupação com o meio ambiente, então esse projeto vem ratificar esse pensamento”, completa Jorge Monteiro, gerente de marketplace da Decathlon Brasil.
Como funciona o Decathlon Circula
1.O esportista separa os itens que deseja vender (também serão aceitos produtos que não foram comprados na Decathlon) e leva até um dos pontos de coleta – inicialmente, contará com apenas um ponto de coleta na loja do Morumbi, em SP, ampliando o perímetro de atuação à medida em que o serviço for crescendo
2. É realizado o cadastro no portal e registro dos itens que estão sendo entregues. Produtos são separados, identificados e lacrados para envio à equipe de curadoria
3. Junto da SeMexe, a equipe avalia os itens, fotógrafa, precifica, publica o anúncio, embala e despacha para o comprador
4. Após a publicação, o esportista poderá diminuir o preço anunciado em até 50% ou aumentar em até 25%
5. Depois de vendido, o esportista recebe o valor da venda (menos a comissão destinada à Decathlon) e pode transferir para sua conta bancária cadastrada ou utilizar o crédito para realizar compras na loja
6. Todo o processo é feito online e de forma simplificada, sem a necessidade que o vendedor entre em contato com os interessados no produto.
Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR