O dia a dia no varejo está cada vez mais agitado, demandando respostas rápidas e criativas para atender ao que os clientes desejam, mesclando soluções físicas e digitais. Como combinar essa necessidade imediata com atenção ao desenvolvimento no médio e no longo prazos das pessoas, para que elas possam crescer, se tornem capazes de lidar com situações cada vez mais complexas?
Há 2 passos principais para combinar a agilidade que o dia a dia demanda com o foco no desenvolvimento: conhecer os pontos fortes e os desejos profissionais de cada trabalhador, e investir no aperfeiçoamento das competências desse trabalhador. Exploremos brevemente cada um desses passos.
Aplicação das Forças Pessoais
No 1º passo, uma das formas intuitivas para começar a conhecer os pontos fortes de uma pessoa é identificar o que ela faz muito bem e “com gosto”, feliz, e até recebe elogios das outras pessoas por isso.
Uma forma científica é descobrir as forças pessoais, um conceito da Psicologia Positiva: normalmente algo que fazemos muito bem e felizes é uma atividade em que estamos empregando nossas forças pessoais.
Unindo conhecimento, habilidade e atitude
Já para realizar o 2º passo, entendamos que para uma pessoa tornar-se competente em algo, é preciso unir conhecimento, habilidade e atitude, o CHA. A pessoa não apenas precisa saber como algo é feito, ter aprendido em algum treinamento ou vendo outras pessoas fazerem (ou seja, ter obtido o conhecimento), como também praticar efetivamente e ir tornando-se mais apta nessa atividade (aperfeiçoar sua habilidade).
E a tendência é tornar-se mais hábil em algo que se deseja fazer, ou seja, algo sobre o qual a atitude da pessoa é positiva. Em resumo, é necessário saber em que as pessoas precisam tornar-se mais competentes para que cresçam profissionalmente – algo importante para o negócio e desejado pela pessoa – e combinar aquisição de conhecimento (“teoria”) e treino da habilidade (“prática”).
Psicologia nas organizações em pauta
A FIA –LABFIN.PROVAR, parceira do IBEVAR na qualificação profissional, preparou um novo curso de curta duração criado para conhecer um pouco mais profundamente sobre as teorias da Psicologia é um fator de vantagem estratégica para profissionais e organizações.
Ele busca colocar em pauta questões do cotidiano do mundo corporativo repleto de técnicas, modelos e instrumentos fundamentados na Psicologia, mas que nem sempre são plenamente utilizados por demandarem conhecimento além da simples prática.
Além de se profundar fundamentos conceituais da Psicologia e suas aplicações no ambiente organizacional, você ainda pode estudar de onde estiver e com valores acessíveis
Ter conhecimento qualificado e estar atualizado com as tendências, são exigências de desempenho para o profissional de sucesso!
Texto escrito por Professora Érica Custódia de Oliveira (Coordenadora de Cursos do LABFIN/PROVAR)
Fonte – Redação IBEVAR