Saber se relacionar com os colaboradores e falar a mesma língua deles é essencial para o desenvolvimento do negócio.

 Vemos que a preocupação e o cuidado das empresas com as pessoas vêm aumentando nas últimas décadas.

Uma boa gestão de pessoas leva a um clima organizacional favorável para o crescimento da empresa e o bem-estar de todos. Gera lideranças capacitadas, criativas e humanizadas. E quando se trata de varejo, a atenção a essa pauta deve ser redobrada, afinal estamos falando de atingir metas e atender a clientes cada vez mais conscientes e exigentes.

Esse tema tão importante para o varejo esteve no palco de palestras da FEICON, uma das maiores feiras do setor de varejo de construção na América Latina e atrai milhares de visitantes de diversos setores do varejo.

Professores da FIA – LABFIN.PROVAR e Diretores Vogais do IBEVAR foram convidados para debater temas de relevância ao mercado na edição de 2024 que aconteceu de 02 a 05 de abril. Afinal, multiplicar conhecimento sobre temas do varejo é um dos pilares da parceria entre IBEVAR e  FIA – LABFIN.PROVAR.

Leia a entrevista que a equipe de redação fez com o prof. Guilherme Carvalho, professor da FIA – LABFIN.PROVAR e colaborador do IBEVAR. O especialista trouxe à luz a gestão de pessoas influenciada por uma liderança de alta performance.

1 – Quais são as principais características de um líder eficaz na gestão de pessoas?

É fundamental que os valores do líder tenham foco não apenas no EU, mas também no outro. O Caleidoscópio de Valores do Pierre Weil, que descreve bem como os valores se conectam com o Eu, o Outro e com o Mundo. Quando os valores de uma pessoa tem forte conexão (foco) com o Eu, ela terá dificuldade de cumprir adequadamente o seu papel de líder e gestor de pessoas.

2 – Quais são as melhores práticas para fornecer feedback construtivo e promover o desenvolvimento profissional dos membros da equipe?

Saber utilizar a Comunicação Não Violenta (Observação, Sentimento, Necessidade, Pedido), a Comunicação Consultiva (baseada em perguntas e escuta) e conhecer métodos (feedback precisa ser descritivo, específico, relevante, ter hora e local adequados e ser compatível).

3 – Como os líderes podem promover a diversidade, equidade e inclusão em suas equipes e organizações?

Promovendo empatia, compaixão, o respeito entre seu pares e liderados e buscando ofertar oportunidades com equidade.

4 – Quais são os desafios mais comuns enfrentados pelos líderes na gestão de equipes remotas ou distribuídas?

Capacidade de comunicação com canais restritos e estabelecer importantes combinados para que isso aconteça. Por exemplo, no caso de uso de plataformas para feedbacks e reuniões (frequência, relevância, assertividade, câmeras abertas, participação, tempo da reunião, etc).

5 – Como os líderes podem promover a resiliência e adaptabilidade em suas equipes em um ambiente de rápida mudança, como é o caso do varejo?

A resiliência é muito importante, mas a era digital, o  mundo de mudanças rápidas e frequentes, tem demandado mais do que resiliência, é importante desenvolver as capacidade de ser Antifrágil (aquele que tem uma predisposição positiva para as mudanças frequentes, tem mindset de crescimento – aberto ao aprendizado e aprende as oportunidades de se desenvolver nesse cenário.

6 – Quais são as estratégias para identificar e desenvolver talentos dentro da organização?

Estar próximo do time e ter interesse em conhecê-los (objetivos, desejos, disponibilidade). Se basear não apenas em relatos sobre percepções de talentos, mas também observar o time na linha de frente, no dia a dia (Guemba – palavra japonesa que significa LOCAL/REAL)

7 – Como os líderes podem alinhar os objetivos individuais dos membros da equipe com os objetivos organizacionais para promover o engajamento e a produtividade?

Como diz Patrick Lencione, no livro “Os 5 desafios das equipes”, Promover a Confiança, Gerir Conflitos, Estabelecer Comprometimento, Gerar Responsabilização e Atenção à Resultados.

8 – Ao pensar na carreira, é possível citar o que um profissional precisa para se tornar um líder de referência na gestão de pessoas?

Ter um propósito claro e comunicar sua inteção ao time, Interesse genuíno no outro, Mestre na arte de se comunicar, Ser capaz de influenciar sem ter que exercer a autoridade e ser um Líder Formador, Desenvolvedor, Andragógico (especialista em aprendizagem de adultos).

 

Prof. Guilherme Carvalho é professor da FIA – LABFIN.PROVAR e colaborador do IBEVAR. Atua no mundo corporativo e acadêmico, oferecendo aulas e programas de educação, orientados pela Andragogia, metodologias ativas e aprendizagem de resultado e também como voluntário em trabalho social.

 Fonte: Redação IBEVAR