A pesquisa mais aguardada pelo Ranking IBEVAR–FIA 2022 divulga seus resultados. Conheça as empresas varejistas mais admiradas pelos consumidores e também pelos colaboradores. 

Esse ano o Ranking IBEVAR–FIA ampliou muito o número de empresas examinadas pelos recursos de IA – Inteligência Artificial aplicados no processo de identificação e análise das varejistas brasileiras.

Como explica o Presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, ”foram listadas mil empresas agrupadas em vinte e nove segmentos distintos. Em cada um desses segmentos apontaram-se as três mais bem avaliadas”.

Algumas empresas varejistas não são apenas as mais admiradas pelos consumidores. Esse pequeno grupo se destaca também por serem os melhores lugares para se trabalhar no varejo.

Empresas que cativam

Para Claudio Felisoni de Angelo, mais importante que avaliar o faturamento, eficiência e crescimento das organizações, é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. “Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente no dialeto empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos. Dessa maneira, o Ranking IBEVAR-FIA tem como objetivo mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, comenta Felisoni.

Segmentos avaliados

Nos 29 segmentos avaliados – em 9 deles -, a primeira colocada na percepção dos consumidores foi também apontada como a mais bem avaliada pelos colaboradores:

Kipling (Bolsas e Malas)

O Boticário (Cosméticos e Perfumes)

Americanas S.A. (Loja de Departamentos)

Magazine Luiza (Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos)

iPlace (Varejo Especializado)

Rommanel (Jóias e Bijuterias)

Petlove (Pets)

Bibi (Vestuário Infantil)

Engajamento de peso 

Em outros 7 segmentos as empresas mais bem avaliadas pelos consumidores, embora não sejam as mais bem consideradas pelos colaboradores estão, entretanto, entre as três mais bem posicionadas em termos da perspectiva dos funcionários.

Ou seja, destaca o Presidente da FIA, Prof. Roberto Sbragia, “o engajamento do quadro de colaboradores tem um peso importante na imagem que a empresa varejista projeta no mercado”.

Marcas em destaque

Categoria CONSUMIDORES COLABORADORES
Artigos Esportivos Centauro Trackefield
Artigos para o Lar Vestcasa mmartan
Atacado Assaí Spani Atacadista
Bebidas Grand Cru Casa Santa Luzia
Bolsas e Malas Kipling Kipling
Brinquedos e Games Ri Happy PBKids
Cafés, Docerias e Sorveterias Cacau Show Chiquinho
Calçados – Marca própria Melissa Vans Brasil
Calçados – Multimarcas Netshoes Di Santini
Colchões Ortobom Fabrispuma
Conveniência Am/Pm Oxxo
Cosméticos e Perfumes O Boticário O Boticário
Departamento Americanas S.A. Americanas S.A.
Drogarias Panvel Farmácia Indiana
Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos Magazine Luiza Magazine Luiza
Especializados e Outros iPlace iPlace
Acessórios de celulares Gocase Brasil On Case
Fast-Food Mc Donald’s Giraffas
Joias e Bijuterias Rommanel Rommanel
Livrarias e Papelarias Livraria Cultura Livraria Leitura
Material de Construção Leroy Merlin Lojas Quero-Quero
Móveis Tok & Stok Móveis Gazin
Óticas e Óculos Escuros Chilli Beans Óticas Diniz
Pets PetLove PetLove
Restaurantes Outback Steakhouse Gurumê
Super e Hipermercados Carrefour Mercadinhos São Luiz
Vestuário Infantil Bibi Bibi
Lingerie e Roupas de Praia Hope Lingerie Loungerie
Vestuário Riachuelo Lojas Avenida

Leia também textos que revelam as maiores marcas do varejo e também as redes varejistas mais eficientes e que mais crescem.

Além artigo que aborda os projetos pioneiros que se destacaram no Prêmio de Inovação no Varejo edição 2022.

Saiba mais informações na página do ranking.

Fonte: Redação IBEVAR