Grandes varejistas Renner, Carrefour e Lojas Marisa são marcas destacadas na corrida para a inovação. A atenção dada pelas empresas de varejo a esse importante aspecto pode ser avaliada pelo número de cases apresentados nas edições de 2021 e 2022 do Prêmio de Inovação do IBEVAR. 

O varejo brasileiro tem mostrado uma preocupação crescente com a inovação. O Prêmio Inovação do IBEVAR foi lançado no ano passado e incluído nas atividades associadas ao Ranking IBEVAR–FIA.

Em 2021, cinco empresas submeteram seus projetos para exame dos organizadores. Agora em 2022 foram quinze empresas que inscreveram relatos de suas experiências na forma de cases. Ou seja, de 2021 para edição desse ano o interesse triplicou.

Tais experiências são examinadas por uma comissão de especialistas do IBEVAR e da FIA Business School.

Impacto para os negócios

Dos 15 cases, elencaram-se três como os mais interessantes. Esses três foram então classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar. Essa ordem foi também estabelecida tendo em conta dois aspectos: a novidade e o impacto para os negócios e a sociedade.

Terceiro lugar 

Em terceiro lugar apontou-se a iniciativa das Lojas Marisa com o projeto intitulado “Fortalecimento da Cultura através de inovação e inclusão”. Essa iniciativa baseia-se em um programa de reconhecimento denominado “Nosso Jeito Rosa de Ser”. Trata-se de um programa com uma atividade especialmente desenhada de reconhecimento anual. Essas manifestações são realizadas de forma automatizada por meio do canal oficial da empresa.

Segundo lugar 

O segundo lugar ficou com o Carrefour com o case “Digital Signage nas Lojas”. Certamente a pandemia mudou radicalmente a experiência dos consumidores nos pontos de venda. A iniciativa implementada pelo Carrefour visou digitalizar a comunicação nas lojas físicas de todos os formatos simplificando e dando maior agilidade a jornada de compras dos clientes da empresa. Adicionalmente, o projeto criou oportunidades para as indústrias de bens de consumo oferecerem espaços promocionais para suas marcas.

Primeiro lugar 

Finalmente, em primeiro lugar aparece a Renner com o case “Lançamento da Primeira Loja Circular do Varejo Brasileiro”. Não há dúvida que a questão ambiental é hoje uma das preocupações centrais da sociedade mundial. Não há dúvida também que o varejo é peça essencial nessa questão. A Renner já trabalhava com o conceito de circularidade, ou seja, preocupada com a reciclagem de matérias-primas e roupas. Em outubro de 2021, a Renner apresentou ao público a 1ª loja circular do País, projetada com materiais e produtos mais sustentáveis “Assumimos o desafio de desenvolver no Brasil um projeto de loja até então inexistente no mercado e que mostra que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro. A novidade está totalmente alinhada com a nossa sólida jornada ESG, que traz a moda responsável no topo desta equação”, explica o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

Atenção da sociedade para o Prêmio

A FIA Business School, uma das mais importantes escolas de negócios do País, tem uma vasta experiência nesse campo do conhecimento: “Temos programas de educação executiva, pesquisa, consultoria e treinamento para os setores público e privado, desenhados para atender essa importante área da gestão organizacional” explica o Prof. Roberto Sbragia, Presidente da FIA Business School..

Unir os esforços da FIA, reputada instituição de ensino, com a grande inserção que o IBEVAR tem no âmbito do consumo e distribuição amplifica a atenção da sociedade na abordagem de questões tão relevantes como é certamente a inovação”, complementa do Presidente do IBEVAR e coordenador da FIA Business School,, Prof. Claudio Felisoni de Angelo.

Leia também textos que revelam os resultados do Ranking IBEVAR – FIA 2022 com as maiores marcas do varejo e também as redes varejistas mais eficientes e que mais crescem e ainda as empresas mais admiradas pelos consumidores e colaboradores.

Saiba mais informações na página do ranking.

Fonte: Redação IBEVAR