Black Friday ameaçada. Varejistas começam a ligar o alerta às vésperas das datas mais importantes do ano com os problemas enfrentados no transporte marítmo.
Por quê? Nessa semana, quarenta e quatro navios porta-contêineres estão parados, esperando a entrada nos dois maiores portos norte-americanos. Um recorde desde o início da pandemia.
Assim como nos aeroportos, o mar também está rígido com os protocolos de segurança e testagem contra o vírus, e isso fez com que várias embarcações mudassem rotas e desembarques nos últimos meses, especialmente com o avanço da Delta.
- Anteriormente, o tempo de trânsito de Xangai para Chicago era de 35 dias. Hoje, mais que dobrou, com uma duração média de 73 dias.
A relevância do assunto
Cerca de 70% das mercadorias físicas comercializadas mundialmente são transportadas por vias marítimas, o principal meio de transporte comercial do planeta. Com Black Friday e Natal chegando, a preocupação — e o trânsito — é maior ainda.
Na prática, o que isso influencia? Pense que boa parte dos produtos aqui no Brasil vêm de fora e passam ou dependem — mesmo que indiretamente — do translado China-Estados Unidos. Cada dia parado, é um dia a mais de custos para os importadores.
- Efeito dominó: Maior custo de translado = aumento do frete = aumento do preço final.
Olhando para frente… Especialistas da indústria acreditam que a capacidade do transporte marítimo somente normalize em meados do próximo ano.
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Fonte: The news