As empresas que tomam suas decisões com base em dados e projeções do mercado têm mais chance de sucesso, porque elas podem adotar estratégias baseadas nas projeções reais do mercado.

A partir da previsão de cenários futuros, é possível decidir entre gastar ou poupar, por exemplo. Por isso, é importante estar por dentro do que se espera na economia. Apesar disso, apenas 5% dos varejistas se orientam a partir desses indicadores.

Analisar as tendências

Uma alternativa para o setor são os softwares hoje existentes programados para analisar dados e gerar relatórios estatísticos capazes de orientar decisões a partir de referências confiáveis, e não somente baseados na intuição do gestor. A análise de dados permite descobrir as tendências de consumo dos clientes, os produtos comercializados e os meios de pagamentos empregados.

Saber como a economia funciona é fundamental para implementação de estratégias de marketing por parte da empresa, como precificação, decisão por determinados investimentos e controle de estoque.

As chamadas expectativas econômicas são úteis para que as empresas possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazos. A pesquisa macroeconômica, por exemplo, aplica um modelo econométrico, que inclui cálculos matemáticos, estatísticos e fundamentos de teoria econômica, para elaborar projeções sobre o cenário que se espera para a economia.

IBEVAR é referência em pesquisa

Segundo o presidente do IBEVAR, Cláudio Felisoni, há muitas publicações oficiais ou de organismos oficiais que apontam estudos sérios de mercado. “O IBEVAR, por exemplo, é um instituto de referência em pesquisas periódicas e personalizadas. Assim como ao falar em aspectos relacionados a macroeconomia, os dados do Banco Central, do sistema de indicadores, é um espaço importante para se posicionar a respeito das principais variáveis. Outro espaço importante são os relatórios do IBGE. As pesquisas que o IBGE realiza, particularmente a pesquisa de indicadores do comércio publicados mensalmente, são muito relevantes. O Ipea Data também agrega informações de diversos institutos espalhados por vários setores das atividades econômicas e é possível encontrar também dados valiosos sobre a conjuntura econômica. Além do Banco Central, no que diz respeito à taxa de juros, possui relatórios da ANEFAC, que podem trazer também muitas informações interessantes. Também organismos oficiais como os relatórios da Associação Comercial de São Paulo e da Federação do Comércio”, destaca Felisoni. E fala sobre o trabalho do IBEVAR nessa área. “No caso específico do IBEVAR, nós temos dados relativos a situação presente e fazemos sempre projeções, portanto temos sempre o relatório inicial de projeções de vendas, o relatório mensal de projeções de inadimplência e a pesquisa trimestral de intenção de compras. Realizamos também relatórios que fazem referência a intenção de compras para datas especiais, tais como Dias das Mães, Dias dos Pais, Dia das Crianças, Dias dos Namorados, Black Friday. Agora vamos lançar também outra pesquisa abordando a questão da venda de material escolar e a partir de dezembro de 2021, retomamos a pesquisa de inflação na internet, que é o inflacion, muito relevante para o momento do país”, explica o presidente do IBEVAR.

Resultado da demanda reprimida

Mas, afinal, o que podemos esperar para um futuro próximo? A projeção do Banco Central é uma redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, de 2,1% para 1,00%. O indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), deve cair, para de 3,0%, em 2022.

Apesar da expectativa de retração, a previsão para o setor de varejo brasileiro é positiva, principalmente devido à aceleração da campanha de vacinação, que impulsiona a circulação de pessoas e alavanca a demanda interna. Resultado da demanda reprimida e a maior confiança do consumidor, as maiores taxas de crescimento em 2022 são em relação a vendas de veículos automotores, motocicletas, autopeças, materiais de construção, móveis e eletrodomésticos. Ainda de forma tímida, com passos lentos, mas com projeções de consumo principalmente nesses setores.

O estudo mais recente sobre a Pesquisa de Intenção de Compra no Varejo com a projeção para o 1º. Trimestre de 2022 é um material periódico que o IBEVAR coleta e disponibiliza para ser baixado gratuitamente em nossa plataforma como forma de contribuir com o mercado com dados relevantes e que possibilitam análises assertivas para o melhor planejamento. Acesse e explore esse importante conteúdo”, convida Cláudio Felisoni.

Papel de destaque

Com o “boom” do e-commerce durante a pandemia, essa modalidade de comércio desempenhou um papel de destaque, revolucionando a forma como as pessoas consomem. Neste mesmo ambiente aberto do site do IBEVAR é possível encontrar estudos sobre quanto é pago e como é pago na Internet com o objetivo de mapear esse cenário do comércio eletrônico que acompanha o movimento tecnológico da sociedade.

É interessante observar que mesmo as pesquisas de mercado possuírem papel de destaque como material de apoio as decisões para os negócios e apresentarem mais chances reais de sucesso, menos de 30% dos profissionais que atuam no varejo dizem se orientar a partir dessas referências. Para Cláudio Felisoni, isso é uma falta de visão completa. “Costumo comentar essa falta de visão usando uma metáfora que esclarece bem essa minha afirmação. Você dirige olhando a estrada e aquilo que tá na frente, de vez em quando, olha também para o retrovisor, mas fundamentalmente é preciso olhar o cenário daquilo que está adiante de você. Esse comportamento de não usar as pesquisas com a sua devida importância só mostra um atraso relativo do setor de varejo. Hoje não há dúvida de que a matéria mais importante, o insumo mais importante, de qualquer organização – e em especial do varejo -, é a informação de qualidade. Afinal, o varejo é fundamentalmente uma atividade, seja de bens ou de serviços e liga quem quer vender com quem quer comprar. Portanto, saber o que o consumidor quer e organizar essas ofertas de modo adequado, planejado e estruturado é absolutamente essencial em um mercado cada vez mais complexo e com a concorrência acirrada”, alerta o presidente do IBEVAR.

Além dos estudos permanentes, o IBEVAR também realiza debates entre os executivos do mercado como forma de oferecer conteúdo de alto nível aos seus associados, que possuem acesso aos materiais exclusivos, mas também ao setor de varejo e consumo em geral, por meio de Webinars e palestras que ficam disponíveis no canal do Youtube. Veja no vídeo a seguir um trecho sobre a discussão acerca da importância da pesquisa de mercado e como as análises são colocadas em prática.

Especialista avalia o cenário

A crise econômica que abalou o Brasil.  Houve uma queda muito acentuada em abril de 2020, e depois disso, uma recuperação natural. Desde mais ou menos dezembro de 2020 o mercado anda estagnado com uma leve tendência de queda, se analisarmos os dados relativos ao varejo destacados no do Ipea Data. “No que diz respeito às expectativas, nós temos uma inflação de 10%, um pouco mais que isso, acumulado em 12 meses e isso corrói o poder aquisitivo, portanto diminuí a capacidade de compra das famílias. A inflação e o imposto retiram a renda real. Temos ainda o momento da taxa de juros básica com reflexos da taxa de juros da ponta. Há uma recuperação, de fato, no emprego, mas ela não é tão grande assim, então todos esses elementos juntos, emprego, renda, comprometimento da renda real via inflação (isso principalmente) e aumento da taxa de juros na ponta, são variáveis que apontam no sentido de um mercado de consumo mais auspicioso nos próximos meses”, avalia Cláudio Felisoni.

Fonte: Redação IBEVAR