Áreas como Prevenção de Perdas, Riscos, Controles Internos, Compliance e Segurança têm como um dos objetivos em comum reduzir perdas e mitigar riscos de fraudes, além de estabelecer um ambiente mais controlado. Apesar de essenciais, ainda são esparsas, mas é possível encontrar iniciativas bem interessantes nesse campo.

A 21ª avaliação das perdas no varejo brasileiro de supermercados, divulgada recentemente pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), por exemplo, revelou que o montante de perda estimada do setor supermercadista é de 7,6 bilhões, o que representaria 1,79% do faturamento bruto desse segmento.

Perda no segmento varejista

Se somados todos os setores, além dos supermercados, fraudes e furtos representam 44% da perda no segmento varejista. Porém, existem ações sendo implementadas, o que confere maior segurança. Foram evitadas fraudes que somam R$ 125,8 milhões no varejo virtual em 2021, aumento da ordem de 79% em relação aos R$ 70,3 milhões registrados um ano antes.

O principal motivo identificado por amostragem para a ocorrência de fraudes foi a falta de controles internos, de acordo com último boletim emitido pela ACFE (Association of Certified Fraud Examiners).

Comitê PRACS do IBEVAR

Uma ação inovadora por parte do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) foi a criação do Comitê PRACS (Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria, Compliance e Segurança), que congrega todas as áreas de controle. Além disso, em 2018, foi fundada a ANCAF (Associação Nacional de Combate a Fraudes).

Fraudes mais comuns

Entre as fraudes mais comuns, encontra-se o desvio de sangria, como se chamam as retiradas programadas de dinheiro dos caixas por funcionários. Outro tipo é conhecido como adaptação e troca de PIN PAD, que é adaptação de aparelhos para desviar valores recebidos para contas de fraudadores. Além disso, é possível a subtração de componentes de equipamentos, em que o fraudador abre a embalagem de determinado produto no interior de uma loja e retira para si uma peça.

 A importância da prevenção

Lúcio Moraes, Diretor do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR comenta as estatísticas que mostram que o Brasil está na liderança no ranking de usuários de internet. “Somos, hoje, um dos maiores usuários de serviços digitais por dia. Soma-se a isso, o fato de que ainda estamos engatinhando sobre a segurança cibernética no país e ainda temos muito que evoluir. É importante ressaltar que agora não é mais “SE” a empresa será atacada, mas “QUANDO” e “COMO” será”.

A inteligênciade prevenção a fraudes é uma das chaves estratégicas de sucesso das empresas. Cada vez mais as empresas são fundamentadas em DADOS e PESSOAS, os ativos mais valiosos de um negócio, para proteção dos LUCROS e da MARCA.

As fraudes devem ser combatidas com estratégias e ações estruturada que visam identificar vulnerabilidades e mitigar os riscos, através de correções e/ou controles. E sobretudo, reduzindo a incidência de oportunidades, através de treinamentos, controles preditivos e detectivos, monitoramento e auditorias contínuas”, afirma Anderson Ozawa executivo do Comitê de PRACS do IBEVAR.