O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta terça, 31/10, o Fórum de Prevenção de Perdas.  Na abertura, o responsável pelo Relacionamento Corporativo e Institucional do IBEVAR, Lucas Forte, falou sobre a importância de iniciativas que fomentam o desenvolvimento do varejo no Brasil e apresentou o assunto do dia.

Em seguida, ele passou a palavra para o primeiro palestrante da manhã, o diretor vogal do IBEVAR e professor da Academia de Varejo, Emerson Freitas. Ele iniciou sua apresentação citando um pensamento do pensador e filósofo chinês Confúcio, que afirmou haver três maneiras para ganhar sabedoria: primeiro por reflexão, que é o mais nobre; segundo por imitação, que é o mais fácil; e terceiro por experiência, que é o mais amargo, traçando uma analogia do pensamento com as perdas no varejo.

Logo depois, Freitas mostrou alguns dados relevantes sobre o tema. Entre eles, as categorias que estão entre as mais que mais sofrem com as tentativas de fraudes: games (10,6%), celular (8,3%), esporte (4,9%), cine e foto (4,5%) e eletrônicos (4,2%). Já os números referentes às perdas por região no Brasil, o Norte tem 11,06%, o Nordeste, 7,50%, o Centro-Oeste, 3,77%, o Sudeste 2,75& e o Sul, 1,71%.

Ainda de acordo com o professor, os setores onde mais se perdem no comércio eletrônico são os de compras, transporte, recebimento, armazenamento, separação, manuseio, devolução (retorno ao estoque, material avariado – descarte, fraudes e insucesso na entrega), e expedição. ”Além disso, também se perde muito com a ruptura, com o roubo de cargas e ineficiência operacional (produtividade e despesas, por exemplo)”, complementou.

Finalizando a sua apresentação, Emerson Freitas falou sobre os pilares para manter uma política eficiente para prevenção de perdas. “São elas: o devido treinamento de pessoas, o uso de indicadores que mapeiem as áreas e/ou produtos, o uso de processos e tecnologia e uma auditoria eficaz”, disse.

A segunda palestra do dia ficou a cargo do especialista em redução de fraudes no e-commerce e responsável pela empresa de tecnologia contra fraudes Simility na América Latina, Paulo Moura. Para ele, a prevenção de fraudes no mundo digital também considerar não apenas os produtores de alto valor, mas, sobretudo, os de baixo custo. “É aí que deve estar a grande preocupação de quem trabalha com o varejo online. Pode parecer uma bobagem, mas isso reflete muita coisa quando se considera o todo”, explicou.

Paulo disse, ainda, que o fraudador acaba se especializando em um nicho para ser mais assertivo na sua finalidade. “O fraudador é uma pessoa que não está preocupada com o produto e, sim, em como transformar a fraude em dinheiro”, afirmou. “E para quem trabalha com o varejo online, é preciso sempre estar ciente da importância de analisar todo o comportamento de compra dos consumidores. Ter tal preocupação será primordial para evitar problemas neste sentido”, afirmou.

Na parte final do evento, o púbico presente trocou informações sobre os desafios vivenciados no setor referentes à questão. A última edição do Fórum de Prevenção de Perdas de 2017 será realizada no dia 30 de novembro.

Fonte: IBEVAR