Apesar de não tão conhecida no Brasil, a Magento é a líder em plataformas de varejo, oferecendo soluções que integram o varejo online com o off-line. Esta palestra, porém, não foi relacionada especificamente as suas soluções. Robert Moore, representante da Magento durante os 45 minutos dedicados ao tema, apresentará um compilado do que as empresas com maior crescimento no e-commerce americano vêm fazendo para se sobressaírem. Dado seu background, Robert foi co-fundador da RjMetrics – empresa com foco em business inteligence para e-commerce que foi adquirida pela Magento em 2016 – e hoje cuida da divisão de Analytics da Magento, o foco da palestra foi o tema big data.

O segundo palestrante, Sean Fisher, é diretor de e-commerce da Signature Hardware. A empresa comercializa mobiliário para banheiro, cozinha e para casa no geral, foi citada como uma das 50 empresas que mais cresceram no varejo online americano. Signature Hardware trabalhou em conjunto com a Magento reorganizando totalmente sua plataforma de e-commerce (a varejista não possuí lojas físicas). Apesar de não parecer a primeira vista um case tão interessante, a incrível usabilidade do novo e-commerce, a grande transformação do layout e, consequentemente a grande melhora na experiência do consumidor tornaram a Signature Hardware um case extremamente interessante.

Assim como o que foi visto na NRF de 2016, a evolução do uso dos dados para melhorar a experiência do consumidor, mesmo no ambiente virtual, deve ser um dos outros tópicos apresentados. Nesta linha, vale lembrar o ótimo trabalho desenvolvido pela North Face em parceria com a IBM no desenvolvimento do e-commerce da varejista. Utilizando-se do Watson, foi criado um sistema de busca distinto de qualquer outro. Ao invés do usuário buscar um produto específico, é possível buscar, por exemplo, por uma atividade ou por uma viagem que se deseja fazer. O sistema de busca consegue não apenas compreender, mas também e sugerir trajes e equipamentos comumente usados em tal local, circunstancia e estação do ano.

Outra forma do uso de dados para melhorar a experiência do consumidor diz respeito a personalização da experiência. Apesar de um tema já bastante debatido, observar como os varejistas online americanos que mais cresceram em 2016 vêm investindo é extremamente valioso. Trabalhar os dados de forma agregada e, se possível, utilizando inclusive variáveis externas a sua empresa permite a empresa entender muito melhor o seu próprio cliente. As sugestões, promoções e propagandas passam a ser totalmente personalizadas de acordo com os gostos de cada um de seus usuários.

Fonte: Saint Paul Advisors | Tom Pessoa Securato