Junte-se à fundadora da GDR Intelligence Criative e especialista em tendências, Kate Ancketill, que recomendará estratégias bem-sucedidas para manter o mindset do cliente em constante evolução. Os conceitos incluem soluções e tecnologias que atualmente funcionam como abordagens fragmentadas, formatos modulares e ágeis, reformulação do valor do cliente, pensamento de plataforma, soluções localizadas e muito mais.

A palestrante Kate, CEO da GDR, afirma que os consumidores esperam encontrar transparência ética, produtos e serviços individualizados, boa distribuição e visibilidade total dos suprimentos e claro, disponibilidade contínua dos produtos. Portanto, declara que as empresas precisam se adaptar e planejar uma força de trabalho, com funcionários aprimorados, que tenham capacidade de usar sua inteligência emocional a fim de engajar os consumidores.

Os clientes que são atraídos digitalmente, também procuram transparência, simplicidade e, acima de tudo, experiências personalizadas, visto que são elas o que os motivam a comprar. Essas experiências podem estar relacionadas ao design da marca, à entrega e até à diferenciação dos produtos e serviços. As empresas focadas em espaços físicos, também precisam fazer da tecnologia uma aliada para oferecer experiências únicas e impactantes aos clientes.

Os investimentos em tecnologia podem estar relacionados à famosa análise de banco de dados, para criar uma visão única e direcionada a cada cliente; à infra-estrutura IoT, internet das coisas, para melhorar a experiência do consumidor; canais móveis, sociais e digitais, para melhorar a prestação de serviços, entre outros. E por que se adaptar? As empresas precisam acompanhar as inovações da atualidade para terem potencial de engajar seus consumidores, proporcionando a eles experiências únicas e diferenciadas.

Uma das inovações tecnológicas que a empresa GDR presenciou é o robô Mio, projetado para venda em roda, que se move de forma autônoma para vender produtos de bens de consumo, em locais movimentados, para consumidores ocupados. O robô inclui um sensor para que ele pare quando as pessoas o abordam. Os clientes podem selecionar seus itens em telas sensíveis ao toque ou, se preferir, usar a voz e pagar com dinheiro ou cartão. O criador dessa tecnologia, Roman Drokov, diz: “Eu vejo um futuro onde você acha que quer algo e aparece instantaneamente ao seu lado”.

Na atualidade, a tecnologia tornou-se uma facilitadora para rastrear as preferências e a história dos consumidores. Dados importantes têm a capacidade de fornecer tendências e percepções com alta precisão. Pensando em engajar e fidelizar os clientes, não há motivos para não criar uma experiência mais personalizada que atenda às necessidades individuais de cada consumidor.

Fonte: IBEVAR | Jaqueline Lepka Brandão