Na famosa 5th Avenida de Manhattan fica localizada a primeira loja da Microsoft, chamada de Microsoft Flagship Store, que abre suas portas em 2015 com o intuito de ser um marco na aproximação do consumidor com a marca.

Em sua ida a NRF Retail’s Big Show, que fica localizada em Manhattan, a equipe IBEVAR teve o privilégio de visitar esta loja fantástica, conversar com seus funcionários e gerentes, e viver toda a experiência de consumo que a marca prioriza. Sem dúvida uma experiência enriquecedora, que todos os amantes da marca e do varejo não podem perder. Talvez por conta disso, a loja se encontre pelo segundo ano consecutivo como loja indicação da feira.

Como estrutura, pode-se perceber que a loja é projetada para trazer uma aparência leve, um ambiente em que você se sinta bem, não tem o clima pesado de uma loja em que o único objetivo é vender, mas sim um local para você encontrar seus amigos, passar um tempo. Ao todo, são dois andares, cheios de painéis de comunicação com temas de entretenimento. No andar de baixo, está a demonstração dos produtos (e venda) e a experimentação/interação do consumidor. O espaço superior geralmente é utilizado para eventos com a comunidade local.

A loja se traduz como uma maneira pura de engajamento, direcionada para experiência e diversão, pilares da renovação da marca. Prova disso é o espaço dedicado a realidade virtual aumentada, presente logo na entrada. No espaço, sempre lotado, as pessoas podem utilizar os aparelhos para a realização de exercícios simulados, tais como a escalada. Já pensou em subir uma montanha em plena 5th Avenida? O andar inferior também se utiliza muito dos recursos do videogame da marca para garantir o clima descontraído. Via apresentação e comunicação das novas ações do X-Box, uma gama de jogos estão disponíveis para testes. O de maior sucesso é sem sombra de dúvidas os consoles para jogos de corrida, que com todos os aparatos (direção, marcha, acelerador e freio), fazem você se sentir em um carro.

A loja da Microsoft tem semelhanças com a loja de sua principal concorrente, a Apple, que fica localizada muito próximo, case de inovação de comunicação de ponto de venda há alguns anos. Talvez porque as duas tentem criar o efeito “Fogueira”, que consiste em ser um local ontem a pessoa se sinta bem em estar. As diferenças estão por conta da diversão da Microsoft (voltada para jogos) e do foco de tribo da Apple (voltada para o senso de grupo e de pertencer a marca).

Fonte: Microsoft Flagship Store