Tenho certeza de que nos últimos tempos você ouviu falar em no termo METAVERSO e pode não ter entendido do que as pessoas estão falando tanto. É algo novo e não é! È diferente e é disruptivo. O metaverso, é uma nova realidade que chega para ficar e está impactando a forma com que as empresas têm pensado no futuro dos negócios no franchising. 

O ano é 2045 está aí, e diante dessa realidade de um futuro que é hoje, os humanos preferem passar o tempo em um amplo universo de realidade virtual.

Nele, os avatares, podem fazer compras, encontrar os amigos, jogar, estudar, trabalhar, ir a festas, lutar e até morrer. Essa é a premissa por trás do metaverso, tema que foi o principal assunto debatido no NRF Retail’s Big Show 2022, a conferência da National Retail Federation (NRF) – maior evento do varejo mundial – que em palestras, mesas-redondas e nas rodas de conversas, todos falavam desse novo ambiente digital, que foi realizado no início do ano e reuniu executivos do mundo todo.

Experiência imersiva e surpreendente

Afinal, como um mundo totalmente virtual, que replica o mundo físico de forma realista, com uma experiência imersiva e surpreendente, quando ultrapassa o incrível vai mudar a forma com que nos relacionamos e como gerimos negócios.

E será assim com a revolução do metaverso, porque cria uma internet tridimensional e imersiva, com diferentes ambientes virtuais, que permite que o usuário jogue, mas também socialize, trabalhe, vá a shows e faça compras e isso muda tudo no varejo e para as redes de franquia.

Com essas interações multidimensionais as oportunidades passam a ser quase que infinitas. No metaverso, as empresas conseguirão oferecer conexão real, interações pessoais e sem barreiras geográficas.

Vender franquia no metaverso 

Para a expansão de redes de franquias, o metaverso traz possibilidades superinteressantes. Já pensou em vender uma franquia no metaverso?

Então, pense nisso… Imagine colocar os candidatos em contato com a realidade da operação sem sair de lugar, fazê-los sentir e viver o negócio mesmo antes da rede e do candidato se comprometer com a COF (contrato de oferta de franquia), e melhor, sem custo algum.

Além das possibilidades que podem ser criadas de capacitação e treinamento das equipes das redes de franquias, transformando o treinamento em uma experiência imersiva.

Investimento em ativos virtuais

Quem está acostumado com jogos de videogame como Seconde Life, Roblox e Fortnite sabe que isso não é exatamente uma novidade. A diferença agora é que mais empresas estão concentrando esforços no desenvolvimento de seu próprio metaverso ou de soluções voltadas para ele, e outras tantas já até estão promovendo ações dentro dele – por exemplo, Nike, Ralph Loren, Gucci e Adidas.

No universo das franquias, o metaverso já aparece em diversas redes como os primeiros passos, e as mais avançadas nesse sentido são O Boticário, McDonald´s e Havaianas são mais as franquias que têm investido no metaverso.

O McDonald’s homologou um pedido de registro de patente para 10 ativos virtuais, incluindo um restaurante virtual e um McCafé para vendas de produtos digitais e reais, a rede calçadista Havaianas lançou sua primeira coleção em NFT, desenvolvida em parceria com o designer e artista Adhemas Batista.

Fique atento, e aqui me permito parafrasear um amigo (Mauricio Andrade de Paula): “Fique atento, você está preparado para mudar o mundo ou mudar com o mundo?”

Até o próximo episódio.

Texto escrito por: Dra. Renata C. Nieto

Renata C. Nieto é Coordenadora de Cursos In Company LABFIN_PROVAR e Especialista em Inteligência de Negócios

Fonte: Redação IBEVAR