A liderança perene exige  propósito e desenvolvimento constante:  participar de programas de desenvolvimento e treinamento, buscar oportunidades de liderança e projetos desafiadores, acompanhar as últimas tendências e pesquisas em liderança e gestão, buscar feedback regularmente e estar aberto a aprender com os outros, e cultivar uma rede profissional forte e diversificada.

Ou seja, um bom líder está sempre conectado aos canais de geração de conhecimento. Os palcos de palestras da FEICON foi um espaço exatamente pensado para essa troca de experiências e saberes múltiplos.

A edição de 2024 aconteceu de 02 a 05 de abril e teve a participação do professores da FIA – LABFIN.PROVAR e Diretores Vogais do IBEVAR convidados para debater temas de relevância ao mercado.

A parceria entre o IBEVAR e FIA – LABFIN-PROVAR tem um forte pilar na troca do conhecimento e como isso agrega valor aos profissionais.

E claro que o tema sobre liderança contemporânea esteve em pauta no palco de palestras da FEICON, ministrado pela Profa. Valéria Lasca, psicóloga, docente e coordenadora de cursos de Pós-graduações e MBAs na FIA e Diretora Vogal do IBEVAR.

Leia a entrevista na íntegra.

1 – Quais são as características-chave de um líder eficaz no cenário contemporâneo?

Estamos na era da cultura digital. Quanto mais evoluímos em tecnologias mais precisamos de soft skills, portanto, as características-chave de um líder eficaz no cenário contemporâneo incluem: habilidades de comunicação eficazes,  adaptaptabilidade  a mudanças celeres, empatia, inteligência emocional, agilidade cognitiva para tomada decisão e resolução de problemas, capacidade para motivar equipes, pensamento estratégico e visão de longo prazo e  inspirar o propósito da equipe por meio de valores humanizados.

2 – Como a liderança inclusiva está se tornando uma prioridade nas organizações e quais são as estratégias para promovê-la?

A liderança inclusiva é um pilar essencial nas organizações devido aos benefícios de ter uma equipe diversificada e representativa. As equipes diversificada tende a ser mais criativa, lidar  bem com conflitos e se comunicar em um ambiente com segurança psicológica.    Estratégias para promover a liderança inclusiva incluem programas de equidade: criar políticas e práticas de recrutamento e promoção que valorizem a diversidade, fornecer treinamento em sensibilidade cultural e conscientização sobre preconceitos , promover uma cultura organizacional inclusiva onde todas as vozes dos grupos marcados socialmente são respeitadas.

3 – Quais são os desafios enfrentados pelos líderes contemporâneos em um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e globalizado?

Os desafios enfrentados pelos líderes contemporâneos em um ambiente de trabalho diversificado e globalizado incluem: gerenciar  o seu tempo e da equipe para realizar gestão de pessoas mesmo em tempos  de muitas atividades e mudanças constantes, gerenciar equipes remotas e virtuais, lidar com diferenças culturais, navegar em ambientes de trabalho cada vez mais complexos, dinâmicos e tecnológicos.

 4 – Quais são as melhores práticas para promover uma boa liderança no mundo contemporâneos?

As melhores práticas para promover uma boa liderança no mundo contemporâneo incluem: investir no desenvolvimento de habilidades de liderança, promover uma cultura de feedback e aprendizado contínuo, incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, clareza do propósito da liderança e empresa,  e promover segurança psicológica ( transparência e a comunicação aberta).

5 – Quais são as estratégias para desenvolver e capacitar líderes emergentes em um mundo em constante mudança, como é o caso do varejo?

Estratégias para desenvolver e capacitar líderes emergentes em um mundo em constante mudança, como no varejo, incluem: fornecer treinamento em habilidades de liderança, mentorar líderes em potencial, desenvolver o potencial da equipe por meio de  oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. E ainda, trabalhar a  clareza do propósito e valores organizacionais para balizar todas ações da liderança.

6 – Ao falar de carreira, é possível citar quais são os caminhos que um profissional deve seguir para se tornar um bom líder?

Para se tornar um bom líder, um profissional pode seguir caminhos como: buscar oportunidades de liderança em projetos ou equipes, desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação, procurar mentores ou modelos a serem seguidos, buscar feedback e aprender com experiências passadas, investir em desenvolvimento profissional e educacional relevante, e assumir responsabilidades adicionais para desenvolver habilidades de liderança.

7 – Quais são as opções de desenvolvimento disponíveis para profissionais que desejam avançar nesse tema?

Existem diversas opções em desenvolvimento disponíveis para profissionais que desejam avançar na liderança nos MBAs no Núcleo Labfin – Provar – FIA. Todo os  cursos possuem na grade curricular disciplinas focadas no desenvolvimento e desafios do líder. Muitos alunos relatam a progressão da carreira durante ae após a realização dos cursos.

 

Profa. Valéria Lasca é Docente e Coordenadora de cursos de Pós-graduações e MBAs FIA e Diretora Vogal do IBEVAR. Psicóloga, com mestrado pela Unicamp. Formação na abordagem cognitiva comportamental pela USP. Curso de PNL pela SBPNL, curso de Criatividade pela Faap. Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Certificações: Instrumentos Extended Disc e Big Five. Consultora em projetos de Treinamento e Desenvolvimento em empresas privadas e públicas.

Fonte: Redação IBEVAR