Setor da moda fica em alerta a partir da divulgação de estudo de mercado, mas a pesquisa tem essa característica de trazer informações precisas do que está bom para o mercado e o que também não está, e assim oferecer oportunidades de mudanças estratégicas e gestão de possíveis crises.

Uma boa pesquisa de mercado possibilita a alocação correta de recursos e de esforços, visto que serão utilizadas estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos de um negócio, ampliando as chances de sucesso da marca e a possibilidade de lidar com os riscos de forma muito mais precisa e menos prejudicial para a empresa.

A inadimplência do crediário no varejo de moda em janeiro de 2022 registrou alta de 6,53% em relação ao mês de dezembro de 2021. Levantamento divulgado na mídia revela que 8,12% das parcelas do crediário, agora também conhecido como ‘buy now pay later’, estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de janeiro, enquanto o indicador era de 7,59% no mês anterior. A análise é que o aumento da inadimplência é um reflexo da disparada da inflação e do ticket médio das compras ao longo de 2021.

Diante deste cenário, importante para o lojista que trabalha com crediário fazer um estudo minucioso sobre a atual carteira de clientes e também considerar as projeções econômicas dos institutos de referência.

O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas anuais que mapeiam o mercado em diversos setores.

No Portal do Instituto é possível baixar gratuitamente os dois estudos recentes sobre Intenção de Compra no Varejo, no período  do 1º. Trimestre de 2022, que avalia  o setor da moda, entre ouras categorias e E-Flation – Índice de inflação na internet, no período de dezembro/2021, que traz uma projeção econômica do mercado. Esse ambiente pode ser acessado livremente e oferece essa e outras pesquisas relevantes para que os profissionais que atuam no varejo possam se munir de informações precisas e de valor às melhores tomadas de decisão.

Aos associados, o IBEVAR oferece ambiente restrito com acesso exclusivo a outros estudos detalhados. Quer saber como fazer parte desse networking de alto nível? Clique aqui e tenha mais informações sobre os benefícios para associados pessoa física e pessoa jurídica.

Todos esses estudos são uma valiosa contribuição ao setor do varejo, afinal, a análise de dados sérios, precisos e que mapeiam o mercado podem trazer informações relevantes para importantes decisões estratégicas.

Susana Figoli, Diretora de Inteligência de Mercado da GEOFUSION, enfatiza que o mercado é vivo, mutável e precisa estar em constante análise de potencial. “A análise de informações de demografia, concorrência, público alvo, entre tantas outras que os levantamentos de dados oferecem, são fundamentais para que as tomadas de decisões e as estratégias elaboradas possam trazer melhores resultados”, comenta a executiva. Conheça detalhes sobre o assunto no vídeo.

A pesquisa de mercado é o primeiro passo para uma estratégia de posicionamento de sucesso, pois é imprescindível:

  • Compreender a percepção do público
  • Conhecer os nichos de atuação e suas carências
  • Compreender o comportamento do cliente, seus desejos e necessidades
  • Definir objetivos da marca, seu preço e os diferenciais
  • Identificar a concorrência e fazer uma análise dela
  • Explorar oportunidades e bons desempenhos
  • Estar preparado para possíveis imprevistos

A partir das informações contidas nos estudos de mercado, que podem ser de assuntos recorrentes ou de pesquisas personalizadas que avaliem temas pontuais, tornam as decisões estratégicas em relação a qual a melhor forma de divulgar seu produto, melhorar suas vendas, otimizar o atendimento, analisar a concorrência muito mais assertivas. Entender o que se passa do lado de fora dos muros da empresa com certeza aumenta a competitividade no mercado de atuação. E as pesquisas servem como ferramenta indispensável.

Fonte: Redação IBEVAR