E-Flation, Índice de Inflação na Internet, mostra alta de preços de 0,27% em 21 categorias analisadas. No acumulado dos últimos seis meses, o indicador deve manter a estabilidade. 

O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de preços dos produtos comprados virtualmente, cresce 0,27% em junho, de acordo com pesquisa realizada pelo IBEVAR.

O indicador ajuda na identificação do poder de compra do consumidor no ambiente digital, além de indicar tendências e cenários de mercado.

Variação positiva

“Apesar das alterações bastante significativas mês a mês nos últimos seis exercícios, os preços na internet ficaram praticamente estáveis no acumulado do semestre, ou seja, uma variação positiva de apenas 0,8%.

No mesmo período, apenas como referência, pois se trata de uma outra cesta de bens, o IPCA cresceu 5,5%”, analisa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro, o E-Flation cresceu acima do IPCA, alcançando alta de 1,72% e 2,71% ante 0,54% e 1,1%, respectivamente, nos meses de março, abril e maio registrou queda de 0,57%, 1,3% e 1,92% contra alta do IPCA de 1,62%, 1,6% e 0,47% nos mesmos períodos.

Produtos mais vendidos

Em junho, as maiores altas foram nos preços de notebooks, com aumento de 6,54%; panelas elétricas, com 2,92%; bicicletas, com 2,76%; e lavadora de roupas, com 2,61%.

Os itens que apresentaram menor variação de preço foram TVs, com queda de 3,58%; geladeiras, com baixa de 3,17%; fones de ouvidos, com 2,75%; e micro-ondas, com 1,63%. A única categoria a se manter estável no mês foi a de calçados.

O IBEVAR coletou informações de preços dos produtos mais vendidos no ambiente digital em 35 categorias.

O E-Flation de junho mostrou uma mudança de cenário em comparação ao mês anterior, quando o índice registrou queda de 1,92%.

Categorias analisadas

Confira a variação em todas as categorias analisadas:

  • Notebooks: 6,54%
  • Panela elétrica: 2,92%
  • Bicicletas: 2,76%
  • Lavadora de roupas: 2,61%
  • Tabletes: 2,59%
  • Guarda-roupas: 2,41%
  • Ar condicionado: 2,12%
  • Drones: 1,81%
  • Cafeteira elétrica: 1,54%
  • Bicicleta ergométrica: 1,47
  • Camisetas: 1,28%
  • Tênis: 1,17%
  • Chuteiras: 1,11%
  • Camisa de time: 1,7%
  • Sofás: 1,1%
  • Ventiladores: 0,72%
  • Consoles de vídeo games: 0,64%
  • Fogões: 0,63%
  • Impressoras: 0,60%
  • Jogos PS4: 0,21%
  • Impressoras: 0,06%
  • Celulares: 0,02%
  • Calçados: 0,0%
  • Computador: -0,089%
  • Jogos X-box One: -0,13%
  • Cama: -0,30%
  • Jogos Nintendo: -0,43%
  • Jogos X-box 360: -0,58%
  • Aspirador de pó: -0,83%
  • Home Theater: -0,86%
  • Botas: -1,53%
  • Esteira Ergométrica: -1,54%
  • Micro-ondas: -1,63%
  • Fone de ouvido: -2,75%
  • Geladeira: -3,17%
  • Tvs: -3,58

Para a realização do E-Flation é utilizada um conjunto relevante de produtos comercializados recorrentemente na internet.

Os dados são capturados na rede e analisados com base em algoritmos especialmente construídos para essa finalidade e disponíveis na V+, plataforma de dados quantitativos do Varejo.

Baixe a pesquisa gratuitamente e saiba mais detalhes.

Fonte: Redação IBEVAR