E-Flation, Índice de Inflação na Internet, mostra alta de preços de 0,27% em 21 categorias analisadas. No acumulado dos últimos seis meses, o indicador deve manter a estabilidade.
O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de preços dos produtos comprados virtualmente, cresce 0,27% em junho, de acordo com pesquisa realizada pelo IBEVAR.
O indicador ajuda na identificação do poder de compra do consumidor no ambiente digital, além de indicar tendências e cenários de mercado.
Variação positiva
“Apesar das alterações bastante significativas mês a mês nos últimos seis exercícios, os preços na internet ficaram praticamente estáveis no acumulado do semestre, ou seja, uma variação positiva de apenas 0,8%.
No mesmo período, apenas como referência, pois se trata de uma outra cesta de bens, o IPCA cresceu 5,5%”, analisa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro, o E-Flation cresceu acima do IPCA, alcançando alta de 1,72% e 2,71% ante 0,54% e 1,1%, respectivamente, nos meses de março, abril e maio registrou queda de 0,57%, 1,3% e 1,92% contra alta do IPCA de 1,62%, 1,6% e 0,47% nos mesmos períodos.
Produtos mais vendidos
Em junho, as maiores altas foram nos preços de notebooks, com aumento de 6,54%; panelas elétricas, com 2,92%; bicicletas, com 2,76%; e lavadora de roupas, com 2,61%.
Os itens que apresentaram menor variação de preço foram TVs, com queda de 3,58%; geladeiras, com baixa de 3,17%; fones de ouvidos, com 2,75%; e micro-ondas, com 1,63%. A única categoria a se manter estável no mês foi a de calçados.
O IBEVAR coletou informações de preços dos produtos mais vendidos no ambiente digital em 35 categorias.
O E-Flation de junho mostrou uma mudança de cenário em comparação ao mês anterior, quando o índice registrou queda de 1,92%.
Categorias analisadas
Confira a variação em todas as categorias analisadas:
- Notebooks: 6,54%
- Panela elétrica: 2,92%
- Bicicletas: 2,76%
- Lavadora de roupas: 2,61%
- Tabletes: 2,59%
- Guarda-roupas: 2,41%
- Ar condicionado: 2,12%
- Drones: 1,81%
- Cafeteira elétrica: 1,54%
- Bicicleta ergométrica: 1,47
- Camisetas: 1,28%
- Tênis: 1,17%
- Chuteiras: 1,11%
- Camisa de time: 1,7%
- Sofás: 1,1%
- Ventiladores: 0,72%
- Consoles de vídeo games: 0,64%
- Fogões: 0,63%
- Impressoras: 0,60%
- Jogos PS4: 0,21%
- Impressoras: 0,06%
- Celulares: 0,02%
- Calçados: 0,0%
- Computador: -0,089%
- Jogos X-box One: -0,13%
- Cama: -0,30%
- Jogos Nintendo: -0,43%
- Jogos X-box 360: -0,58%
- Aspirador de pó: -0,83%
- Home Theater: -0,86%
- Botas: -1,53%
- Esteira Ergométrica: -1,54%
- Micro-ondas: -1,63%
- Fone de ouvido: -2,75%
- Geladeira: -3,17%
- Tvs: -3,58
Para a realização do E-Flation é utilizada um conjunto relevante de produtos comercializados recorrentemente na internet.
Os dados são capturados na rede e analisados com base em algoritmos especialmente construídos para essa finalidade e disponíveis na V+, plataforma de dados quantitativos do Varejo.
Baixe a pesquisa gratuitamente e saiba mais detalhes.
Fonte: Redação IBEVAR