O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) promoveu nesta quarta, 30/11, o Fórum de Inovação de Marketing no Varejo. A abertura do encontro, a última edição deste tema em 2016, foi feita pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior, que apresentou aos participantes o assunto desta edição, “O papel da Internet das Coisas na Revolução do Varejo”.

Em seguida, ele passou a palavra para o primeiro palestrante da manhã, o Head de Inovação da Alelo, Demetrio Teodorov. De acordo com ele, é preciso ter um propósito para montar uma estratégia para internet das coisas. “Inovação sem estar ligada à estratégia das empresas não existe. Para ter uma ideia do quanto isto é importante, a expectativa é de que, até 2020, 10,6 bilhões de objetos estejam conectados”, disse.

Em seguida, o público presente conferiu a segunda apresentação do dia, “Aplicações no Varejo”, apresentada pelo fundador da Waba Waba, Sergio Rodrigues Ferreirinho. Para ele, a internet das coisas se mostra como uma grande aliada do varejo. “O engajamento estimulado irá resultar não apenas em conversão de vendas, como, principalmente, em uma nova experiência aos consumidores”, completou.

A terceira palestra foi do responsável pela unidade de negócios de Digital Signage e Tecnologias de Ativação do Varejo no grupo chileno SONDA IT, Juliano Martins, e teve como tema a “Sinalização no PDV. Segundo ele, a interação está relacionada à expetativa e o varejo precisa estar preparado para esta questão. “Não basta só pensar, pois, para fazer, é preciso estar ciente de que muitas responsabilidades terão de ser assumidas, sobretudo, em relação ao que será oferecido aos consumidores”, afirmou.

Na parte final, o público presente debateu com os palestrantes sobre os temas. Em seguida, o encerramento foi realizado pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes.

O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA e da Academia de Varejo da UBS Escola de Negócios, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.

Fonte: IBEVAR