O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta terça, 24/10, o Fórum de Gestão de Pessoas. O evento contou com uma dinâmica diferente: o público presente participou de uma discussão sobre quatro pontos da Reforma Trabalhista: jornada de trabalho, novas formas de contratação, relação com o sindicato e remuneração.

O encontro foi baseado na palestra da diretora vogal do IBEVAR, Claudia Abdul Ahad Securato, disponível na plataforma do Tabula. A abertura foi feita pelos também diretores vogais do IBEVAR Andrea Securato e Jorge Jubilato, que destacaram a importância do relacionamento entre os varejistas e da fomentação de conteúdo para o segmento.

Em seguida, eles passaram a palavra para Claudia Securato. De forma breve, ela comentou sobre os quatro temas abordados pela Reforma: Relações Sindicais (contribuição ao sindicato, convenções coletivas, acordos coletivos e termo de quitação anual), Jornada de Trabalho (horas extras, horas in itinere, compensação de horas, banco de horas, intervalo intrajornada e férias), Remuneração (ajuda de custo, vale alimentação – para pagamentos que não são em dinheiro –, diárias para viagem, prêmios e abonos que não integram a remuneração do funcionário, remuneração por produtividade, equiparação salarial, reversão do cargo de confiança, justa causa, programa de seguro e emprego), e Novas Formas de Contratação (trabalho intermitente – ou bico –, teletrabalho – ou home office – extinção do contrato de trabalho por acordo entre as partes e terceirização).

Depois, os participantes foram divididos em quatro grupos para expor as ideias, as experiências, os riscos e as oportunidades a partir dos pontos sancionados pelo presidente Michel Temer.

O primeiro grupo falou sobre as Novas Formas de Contratação, com destaque para a questão do trabalho intermitente para o varejo, principalmente ao que se refere às contratações para o fim de ano. Para os participantes, a discussão é mais do que válida, mas está atrelada a uma série de questões gerenciais.

O segundo grupo trouxe o assunto da Remuneração, destacando a questão da utilização de benefícios como parte a ser usada como parte para o pagamento do salário. Também citaram a reversão do cargo de confiança que, na teoria, pode funcionar, mas é algo que ainda não deve receber muita aderência.

As Relações Sindicais foram o tema apresentado pelo terceiro grupo. Entre os tópicos abordados estavam a contribuição sindical, homologação, participação patronal e os acordos extrajudiciais.

Por fim, o quarto grupo comentou sobre a Jornada de Trabalho. Os participantes destacaram a importância de validar internamente a viabilidade do que for acordado, a anuência do sindicato e a definição das politicas internas e sua respectiva formalização.

Fonte: IBEVAR