Pesquisa do IBEVAR mostra que índice de intenção de compra para a Páscoa de 2022 deve cair 6,7% em relação à data comemorativa de 2021.

Além de apontar a inflação como principal fator de impacto no poder aquisitivo das famílias, o estudo revela ainda mudança na preferência dos consumidores na escolha de marcas de chocolate e dos ovos.

Os produtos específicos para a Páscoa, como bolos, caixas de bombons, ovos e tabletes de chocolate de diversas marcas, subiram até 83% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços Amplo). O aumento de preços assustou os consumidores, que pretendem gastar menos neste ano.

Cenário econômico atual

A retração de intenção de compra nessa Páscoa reflete também o fim do auxílio emergencial, que impulsionou as projeções do ano passado em relação a 2020. A análise da curva iniciando na pré-pandemia, até 2022 mostra que a intenção de compra havia subido 7,3% na comparação 2018 | 2019 com queda de 48,3% em 2020, com a chegada do novo Coronavírus, recuperação de 51,7% em 2021 e novo recuo este ano, refletindo o cenário econômico atual.

 Os dados do estudo apontam o posicionamento das principais marcas na jornada de compra do consumidor durante a data.

Ovos caseiros em alta

Um dado curioso é que os ovos caseiros estão bem colocados desde 2019, possivelmente aproveitando a possibilidade de novas ofertas trazidas pelas plataformas de vendas que costumam realizar esse tipo de ação em datas comemorativas.

A pesquisa identifica também mudanças na preferência de marcas de chocolate nesta Páscoa. Após dois anos seguidos como terceira mais escolhida pelo consumidor, a Lacta passa a liderar o ranking, trocando de posição com a Nestlé, enquanto a Ferrero Rocher assume a vice-liderança. Ferrero Rocher e Oreo seguem como os ovos mais desejados pelo consumidor desde 2019. Baixe a pesquisa e conheça os detalhes que integram o estudo.

“O aumento da inflação e a consequente diminuição do poder de compra do consumidor são os principais fatores causadores desse cenário. As necessidades e prioridades das pessoas mudaram e, assumindo que os itens sazonais de Pascoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Fonte: Redação IBEVAR