Chegamos praticamente na reta final de 2021. Muitas redes de varejo já estão montando seu novo orçamento, focadas nas estratégias de crescimento de um ano que promete muito mais do que os últimos 18 meses, repletos de percalços.

E quem, hoje, não precisa recuperar as vendas e a participação de mercado? Para mostrar como a inteligência geográfica pode apoiar a retomada da sua empresa em pouco tempo, mostramos a seguir cinco casos de sucesso de varejistas de diversos segmentos.

1. Cacau Show e sua expansão direcionada

Para manter-se como a maior franquia de chocolates finos do mundo, a Cacau Show precisa posicionar suas lojas nas regiões mais rentáveis. Com um software de inteligência geográfica, a empresa identifica os melhores formatos e localidades para suas unidades em todo o Brasil.

Desde 2010, mais de 1.500 lojas foram inauguradas com apoio do OnMaps, a ferramenta mais utilizada por médios e grandes varejistas.

“OnMaps faz parte da nossa rotina de trabalho. Não abrimos nenhuma loja sem que façamos estudos no software. Ele contribui bastante dentro do nosso planejamento de crescimento, gerando ricas informações de mercado para tomar decisões”, revela Peterson Arruda, profissional de Expansão da Cacau Show.

2. Previsão certeira de vendas do Oba Hortifruti

O Oba Hortifruti precisava saber quanto venderia cada nova loja. Para tal, foi desenvolvido um modelo de predição de faturamento com apoio do OnMaps.

No software, determinou-se quanto tempo um cliente demora para se deslocar até suas lojas. Outras informações foram somadas ao estudo, como sociodemografia, circulação de pessoas, concorrentes, perfil de mercado e potencial de consumo.

Com a adição de dados internos da rede e técnicas de machine learning, foi concluído que o modelo chega a um valor muito próximo à realidade: até 99,7% de assertividade na previsão de faturamento de nova loja.

“Com as informações trazidas pelo software, a assertividade do nosso modelo de predição de vendas chega a um valor muito próximo da realidade, reduzindo o risco da tomada de decisão de abertura de uma loja”, comenta Alexandre Turatto, profissional de Expansão do Oba Hortifruti.

3. Grupo Pereira: prevenção de canibalização

A rede de supermercados, presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina, é uma das que mais crescem no País.

No OnMaps, por meio do mapeamento do endereço de clientes e das características sociodemográficas de regiões potenciais para expansão, somado a técnicas estatísticas, a empresa previu possíveis clientes canibalizados, entendendo a viabilidade econômica de praças para abertura de novas lojas.

A assertividade na projeção de faturamento de lojas contou com uma margem de erro de apenas 3%.

“Com a facilidade de manipular e analisar dados no OnMaps, foi possível obter maior assertividade nas projeções de faturamento, redução de despesas com consultoria externa e 96% de confiabilidade obtido nos testes comprovados após as aberturas das lojas”, conta Daniel Cunha, do Planejamento Estratégico do Grupo Pereira.

4. Melhores regiões para a Aqui Tem Natura

O desafio de acelerar o plano de expansão fez a Natura incorporar inteligência geográfica para entender seu potencial de mercado pelo País, descobrindo as regiões certeiras para abertura de novas lojas próprias e franquias.

Para a Aqui Tem Natura, a empresa precisava evitar a canibalização e encontrar a melhor localização para os franqueados, num contexto de crescimento bastante agressivo.

Com apoio do time de consultores Geofusion, foram inauguradas mais de 150 lojas em menos de 1 ano. “Isso mostra o quão importante é esta parceria para a Natura”, disse Francisco Carmo, profissional de Expansão da Natura.

5. Chiquinhos Sorvetes e novas lojas no MS

A rede de sorveterias tem mais de 500 unidades por todo o País. Em um de seus planos de expansão, no estado de Mato Grosso do Sul, precisava entender quantas unidades poderiam abrir na capital, atendendo à alta demanda de franqueados, sem que houvesse canibalização das lojas já em operação na cidade.

Utilizando a ferramenta OnMaps, mapeou o perfil da população do município, além das lojas que estavam em operação, em implantação ou com negociações avançadas com franqueados.

Em todos esses pontos, foram identificados fatores como fluxo de pessoas, renda média, presença da concorrência e potencial de consumo.

O estudo levou a Chiquinho Sorvetes a aumentar de 3 para 9 o número de unidades em operação, chegando a um total de 20 lojas previstas para Campo Grande nos próximos anos.

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