A loja circular é uma das inovações pioneiras resultantes da intenção da Lojas Renner S.A. de ser um agente de mudança do setor varejista, atuando de forma colaborativa com todos os elos da cadeia de moda na busca por iniciativas transformadoras.
Lojas Renner S.A é a marca que se destacou em primeiro lugar no Prêmio de Inovação no Varejo, premiação que faz parte do Ranking IBEVAR-FIA 2022.
O projeto lançou a 1ª loja circular da Renner S.A. inaugurando com ela um novo modelo de loja com impacto ambiental reduzido.
Prêmio de Inovação no Varejo foi desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions, junto com o Comitê de Varejo Digital, liderado por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil com o propósito de apresentar ao mercado varejista as melhores iniciativas que transformam o varejo.
Fabiana Taccola, diretora de operações da Lojas Renner S.A. falou com a redação do IBEVAR e explicou sobre esse projeto inovador para o varejo. Acompanhe a entrevista.
1 – Qual o principal objetivo do projeto sobre a 1ª LOJA CIRCULAR DO VAREJO BRASILEIRO?
Queremos desenvolver processos, produtos e serviços cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social, que proporcionem oportunidades contínuas de geração de valor a todo o nosso ecossistema e à sociedade.
Na prática, a loja circular mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro, em linha com a nossa recém-lançada estratégia de sustentabilidade para 2030, especialmente com o pilar que prevê avançar na construção de soluções climáticas, circulares e regenerativas relacionadas ao negócio, estimulando e possibilitando que nossos clientes façam escolhas conscientes, com menor impacto e maior geração de valor.
2 – Como o projeto mudou os processos da empresa e melhorou a experiência de seus clientes?
Do ponto de vista de processos, a 1ª loja circular inaugurou um novo modelo de loja com impacto ambiental reduzido, tanto na construção como na operação, e com significativo desenvolvimento social, a partir da formação de fornecedores e da capacitação e contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A loja circular também proporciona avanços do ponto de vista de experiência do cliente. Por um lado, impulsiona o engajamento dos consumidores com a sustentabilidade, reunindo todos os nossos serviços de apoio à circularidade – como o EcoEstilo, que coleta roupas em desuso e embalagens de perfumaria e beleza, para dar a elas uma destinação ambientalmente correta – e apresentando em painéis e QR Codes informações sobre o tema, como processos produtivos e matérias-primas menos impactantes, nossos compromissos de sustentabilidade e os diferenciais dos produtos com Selo Re – Moda Responsável. Tudo isso contribui para ampliar a conscientização e percepção de valor dos clientes.
A loja circular ainda potencializa a experiência omnicanal, elevando o protagonismo dos consumidores e dando ainda mais autonomia à jornada de compra. Os clientes contam, por exemplo, com totens para acessar o catálogo digital da Renner, tela na seção de perfumaria para apoiar a experiência de escolha de perfumes, mais caixas de autoatendimento e dispositivos de venda móvel (60% mais que na loja tradicional), além de um espaço dedicado à retirada de produtos comprados online.
3 – A Renner é uma marca renomada e devidamente reconhecida pelos consumidores. Como considera que o projeto impactou no fortalecimento da marca e da relação c/ seus consumidores?
O projeto é consequência de nossa sólida jornada de sustentabilidade, iniciada em 2008, com a criação do Instituto Lojas Renner, ampliando o olhar para o tema. O processo amadureceu no decorrer dos anos, com o surgimento de uma área de sustentabilidade e diversos projetos pioneiros no mercado varejista, como o EcoEstilo, de logística reversa, e o programa Produção Mais Limpa, voltado a nossos fornecedores estratégicos. Em 2016, construímos nossa primeira estratégia de Moda Responsável e, em 2018, anunciamos o primeiro ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade.
Em 2021, encerramos esse primeiro ciclo com resultados importantes, como 100% de cadeia global de fornecedores de produtos com certificação socioambiental; 100% do consumo de energia corporativo de fontes renováveis e de baixo impacto; 81,3% de produtos com selo Re -Moda Responsável; e redução de 35,4% das emissões de gases de efeito estufa frente a 2017.
Tudo isso também trouxe importantes reconhecimentos, como a liderança no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) em 2021, como a varejista com melhor desempenho em todo o mundo, em um processo seletivo rigoroso que avalia os compromissos e práticas de sustentabilidade de milhares de empresas.
Agora, em 2022, lançamos nosso novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade até 2030 e acreditamos que a loja circular, assim como as diversas outras iniciativas de engajamento dos clientes sobre o tema, apoia o fortalecimento do reconhecimento dos atributos de sustentabilidade da marca e, também, estimula o varejo, de maneira geral, a avançar para um modelo mais sustentável a partir do engajamento da sociedade.
4 – Quais estratégias usadas que considera que fizeram a diferença para o sucesso do projeto?
Entendemos que nossa experiência na estruturação de projetos de lojas mais sustentáveis, ao longo de nossa trajetória e, também, em inovação para circularidade, foram diferenciais relevantes que nos prepararam para o desenvolvimento do modelo de loja circular.
Em 2014, inauguramos nossa primeira loja com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), com redução do impacto ambiental na construção e operação. De lá para cá, temos três lojas e nossa sede com certificação LEED, além do novo Centro de Distribuição e da própria loja circular, que estão em processo de certificação.
Com o aprendizado das lojas certificadas, desde 2015 também adotamos premissas, conceitos e critérios para construção e reforma de lojas com padrões de sustentabilidade e, desde 2018, buscamos incorporar os princípios de economia circular na construção de novas lojas, reformas e no desenvolvimento de mobiliários modulares para alcançar avanços na otimização do consumo de materiais, na redução da geração de resíduos e no uso de materiais com maior potencial de reciclabilidade. Todo esse caminho foi fundamental para o desenvolvimento e execução, depois, da 1ª loja circular do varejo brasileiro.
5 – Quais os principais desafios enfrentados no processo de criação e implantação do projeto?
O projeto da 1ª loja circular nasceu e 2019 e até o lançamento, em 2021, realizamos um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento para criar as soluções necessárias frente aos desafios socioambientais do projeto, em um trabalho colaborativo com uma série de parceiros.
Com um programa de conformidade na cadeia de fornecedores já bastante sólido, ampliamos nossa atuação junto aos parceiros envolvidos na construção e reforma de lojas. Criamos um programa específico de qualificação focado em circularidade, apoiá-los na inovação de processos e desenvolvimento da cadeia, por meio de treinamentos específicos sobre processos e tecnologias aderentes aos conceitos de sustentabilidade e economia circular.
6 – O projeto promoveu inovação no varejo. Quais as mudanças mais significativas que ele contribuiu para a marca e seus consumidores?
Como comentamos na 3ª pergunta, acreditamos que a loja circular estimula o varejo a avançar para um modelo mais sustentável, trazendo referências e soluções para isso. Um exemplo é o desenvolvimento da cadeia de parceiros envolvidos na construção da loja, o que abre caminho para a expansão dos aprendizados no segmento, em temas como por exemplo a inovação em mobiliários e materiais.
Outro legado importante foi a realização do Projeto Varejo Plural, que buscou potencializar a diversidade e a inclusão na loja circular, que capacitou 28 pessoas de grupos minorizados e em vulnerabilidade para atuarem em nossa loja e no varejo.
Além disso, o pioneirismo da 1ª loja circular do varejo brasileiro também amplia o engajamento e a percepção de valor da sociedade e dos clientes sobre os impactos do setor e a importância de soluções que pensem um modelo mais sustentável.
7 – Há um planejamento de um novo alcance dentro do projeto para o próximo ano?
Sobre o desdobramento do projeto, após a 1ª loja circular inaugurada em outubro de 2021 no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, já inauguramos a 2ª loja circular em março deste ano no shopping Park Jacarepaguá, também no Rio.
Ainda em 2022, iremos inaugurar uma nova loja circular no Rio de Janeiro (Petrópolis) e outra em São Paulo (São Vicente). Outro avanço importante é que, a partir do ano que vem, todas as novas lojas que a Renner inaugurar terão pelo menos alguns componentes do nosso modelo de loja circular.
8 – O que motivou a Renner a participar do Ranking 2022 – Prêmio de Inovação no Varejo? Pretendem continuar participando do Ranking? E 10 – Quais os pontos positivos para a marca ao ter destaque em um evento como esse?
Acreditamos que se trata de um ranking relevante para o mercado, ao unir a credibilidade do IBEVAR e a metodologia da FIA, para dar visibilidade à temática da inovação. Ao reconhecer o nosso case pioneiro da 1ª loja circular, o prêmio potencializa, assim, que cada vez mais pessoas, clientes, parceiros e outros varejistas conheçam as soluções apresentadas e, consequentemente, estimula os avanços da sustentabilidade na sociedade.
Pretendemos, sim, seguir participando do ranking, considerando que temos um processo amplo e contínuo de inovação para a sustentabilidade e, portanto, continuaremos tendo histórias e experiências para contar buscando colaborar e compartilhar inspirações.
Fonte: Redação IBEVAR