O comércio eletrônico já se fazia presenta na jornada de compra dos consumidores, mas teve um crescimento expressivo nos últimos dois anos. Live commerce, voice commerce e experiência de consumo omnichannel ganham relevância este ano.

Há anos o e-commerce faz parte de um mercado que cresce exponencialmente. O cenário dos últimos anos não apresenta apenas uma evolução constante, mas uma superação em números que se elevam ano após ano. O aumento do uso de dispositivos eletrônicos conectados à internet, aliado ao tempo cada vez maior que as pessoas passam conectadas foi um dos grandes motivos que fez com que, no Brasil, o comércio eletrônico encontrasse espaço para crescer constantemente.

Muitos consumidores aderiram às compras online- por fatores como praticidade e preços mais competitivos. Dados de estudos de mercado revelaram que ao longo de 2020, em consequência do isolamento imposto pela pandemia, o e-commerce brasileiro cresceu 75% se comparado ao ano anterior. A pesquisa mostrou que o segmento ganhou 20 milhões de novos consumidores durante todo o ano. E esse novo hábito de consumo se consolidou, mesmo com a volta do funcionamento das lojas físicas e a retomada do mercado. Sendo assim, os marketplaces desempenharam (e continuarão a desempenhar) um papel fundamental e se tornaram um grande aliado do consumo pela internet. Os compradores relatam sentirem-se mais seguros ao comprar via marketplace.

Algumas modalidades alcançam o status de grandes tendências em 2022. São elas:

Live Commerce

A live commerce vem viralizando e se consolidando cada vez mais nas vendas online no Brasil. Esse método foi muito usado na Black Friday de 2021. Ele se caracteriza pela produção de vídeos com ofertas pontuais, com demonstração dos produtos. Umas das grandes vantagens da live commerce é o engajamento e a possibilidade de interagir em tempo real com os consumidores. Muitas marcas estão aderindo a essa modalidade.

Voice Commerce

Com a popularização dos dispositivos que recebem comando de voz, essa modalidade certamente será uma das grandes tendências em 2022. Com o voice commerce, os consumidores podem fazer compras por meio de aplicativos ou assistentes virtuais. tais como Alexa, Google Home, entre outros.

Entregas rápidas

A logística se tornou um grande diferencial para a decisão de compra na internet. Grandes empresas usam a modalidade full, onde o armazenamento, separação, embalagem e entrega acontecem pelo mesmo canal. Na modalidade flex, a entrega acontece no mesmo dia. Estratégias que envolvem compra on-line e experiência na loja física também devem ser muito exploradas neste ano. Algumas marcas permitem comprar no site e retirar na loja física em um prazo de 2 ou 3 horas. Essas são tendências lançadas recentemente, e que vieram para ficar, pois o consumidor hoje quer agilidade.

Omnichannel

Esse tema já vem sendo falado há algum tempo, aparecendo como tendência já nos últimos 5 anos. Mas a importância do desenvolvimento desse modelo de negócio é inegável, por isso, não tem como quem atua em e-commerce ficar fora. Este modelo apresenta algumas vantagens, como por exemplo, comprar online e retirar na loja física, comprar online e trocar o produto na loja, ou o vendedor da loja física oferecer produtos para receber em casa. Uma categoria que ganhou muita força e tem potencial de crescer ainda mais nessa modalidade é a de compra de alimentos. O consumidor pode realizar a compra do supermercado online e buscar seu carrinho pronto e embalado.

Formas de pagamentos

A modernização do pagamento é outro ponto fundamental, e indispensável para passar credibilidade aos consumidores que ainda são reativos às compras on-line. O varejo tem buscado formas inovadoras nesse item, tais como Pix, Whatsapp Pay e até mesmo as criptomoedas, que ainda não estão em plena aceitação, mas especialistas arriscam afirmar que em um futuro próximo estarão presentes nos grandes marketplaces.

Fonte: Redação IBEVAR