Quando se tenta suavizar o tema, cria-se um ambiente em que “ah, isso pode” e “isso é inadmissível”. Existe fraude e ponto final! Um programa de combate a fraudes se inicia pela Cultura Ética na empresa, por meio da conscientização de seus Princípios e Valores.
O combate às fraudes é uma das atividades mais importantes de uma empresa. A partir do momento que uma empresa está funcionando, está sujeita a ter fraudes em suas operações, sejam elas quais forem.
Fraude é fraude
A fraude acontece desde o simples desvio de um clips de papel até o desvio de milhares de Reais em transações financeiras. Não existe “pequena fraude” ou “grande fraude”. Existe fraude e ponto final!
Quando se tenta suavizar o tema, cria-se um ambiente em que “ah, isso pode” e “isso é inadmissível”. Porém, se esquece que por trás de uma fraude existe algo maior, que é o início de tudo: princípios e valores éticos das pessoas.
Triângulo das Fraudes
Existe uma teoria sobre a causa das fraudes corporativas chamada “Triângulo das Fraudes” desenvolvida por Donald Cressey em 1953, que indica que a ocorrência de uma fraude advém de 3 fatores conjuntos: Pressão, Racionalização e Oportunidade.
- Pressão: a motivação, geralmente gerada por problemas financeiros pessoais
- Racionalização: onde o fraudador classifica o ato de praticar uma fraude como aceitável e justificável, uma vez que será a solução do seu problema.
- Oportunidade: a falha identificada no processo pelos fraudadores
Aqui consideramos que os fatores Pressão e Racionalização, estão dentro da Ética.
Simplificando a teoria: a fraude ocorre quando a falha na Ética encontra a falha na Oportunidade.
Oportunidade corresponde ao Ambiente Interno da empresa e Ética ao Ambiente Externo.
Princípios e Valores da empresa
Um programa de combate a fraudes tem início em um trabalho de Cultura Ética na empresa, através da conscientização constante dos Princípios e Valores da empresa.
É necessário desenvolvimento e adoção de um Código de Ética, que norteie o que deve e, principalmente, o que não deve ser feito. É o livro de regras e condutas da organização.
Outra estratégia é a implantação de uma linha de comunicação sobre ética na empresa, comumente chamado de Canal de Denúncia, Hotline ou Canal da Ética, que são vias de comunicação – website, número de telefone, e-mail – onde as pessoas que tem conhecimento de situações que violem o Código de Ética ou que, mesmo não constantes no documento ferem seus princípios e valores pessoais ou ferem a empresa, podem ser comunicados. É “dar voz” ao bem.
Canal Ético
Código de Ética e o Canal Ético, constituem as ferramentas essenciais para o início de um programa contínuo de Cultura Ética nas empresas que visa o combate às fraudes e perdas. O endomarketing é fundamental para que as pessoas sejam sensibilizadas e conheçam. Cartazes, treinamentos EAD, eventos como “Semana da Ética”, entre outros, suportam a estratégia.
Como dizia o Pai da Administração Moderna, Peter Drucker: “A Cultura come a Estratégia no Café da Manhã.”
Que comecem os jogos! Vamos combater as Fraudes!
Por: Anderson Ozawa – Comitê de PRACS – IBEVAR
Autor do Livro “Pentágono de Perdas” | Apresentador do Programa “Perda Zero” | Prevenção de Perdas | Riscos | Auditoria | Fraudes – Published Jan 4, 2022