Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, fala em entrevista sobre o cenário do mercado de varejo, as projeções para 2022 e avalia a contribuição do IBEVAR para um relacionamento de alto nível entre os executivos do mercado, comprovado no jantar comemorativo que consagrou o Ranking 2021 com sucesso.  

Estamos na reta final de mais um ano. O IBEVAR acompanhou de perto os desafios que o varejo enfrentou e avanços do setor em 2021. E, sendo um instituto de vanguarda, ousou e apostou no investimento de conhecimento de alto nível. Em meio às incertezas geradas pela pandemia criou, em parceria com o Labifin-Provar-Fia, novas estratégias de produção de conteúdo, montou um estúdio de ponta para geração de material virtual, elaborou pesquisas que contestaram informações noticiadas no mercado, e comprovou suas projeções, realizou o Ranking, um dos eventos mais aguardados, com muitas novidades, entre elas, a transmissão em formato virtual, a inserção do Prêmio de Inovação no Varejo, o incentivo à valorização da presença das mulheres em altos cargos de liderança e o reconhecimento das companhias com melhor reação/atendimento durante a pandemia.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, mais importante que avaliar o faturamento, eficiência e crescimento das organizações, é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. “Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente no dialeto empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos. Dessa maneira, o Ranking IBEVAR-FIA tem como objetivo mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, comenta Felisoni.

Claudio Felisoni de Angelo contribui com suas reflexões e valiosas análises em diversos conteúdos do IBEVAR, mas nesta entrevista cedida à equipe de comunicação, ele fala sobre o cenário do mercado de varejo, as projeções para 2022, comentou também sobre o jantar comemorativo que consagrou o Ranking 2021 com sucesso.

Veja o bate-papo com o presidente do IBEVAR na íntegra e fique por dentro de informações relevantes sobre o setor, a economia e muito mais. Boa leitura!

Qual foi sua percepção sobre o jantar ao ver como a IBEVAR contribuiu para os executivos de vários setores trocando informações sobre mercado?

O jantar foi mais uma iniciativa de relacionamento, pois este é um pilar importante do IBEVAR. A base, a orientação fundamental do IBEVAR é fazer o relacionamento a partir de questões bastante relevantes ao que diz respeito ao levantamento de informações, ou seja, não foi um jantar por um jantar. Foi um evento resultante de uma pesquisa com algoritmos de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, que apontou as empresas mais admiradas nos diferentes setores pelos consumidores, as empresas mais admiradas pelos colaboradores, as empresas que melhor reagiram aos problemas gerados pela pandemia, as empresas com maior diversidade, com a maior participação das mulheres em cargos de direção e nos conselhos das empresas de varejo. então o relacionamento se faz a partir destes levantamentos, por tanto não é apenas uma atividade social. O networking é fundamental, a rede de relacionamentos absolutamente essencial para qualquer setor, qualquer atividade, faz parte de um sistema econômico, de um sistema social e é evidente que um instituto que é orientado fundamentalmente aos interesses dos profissionais, dos executivos, do mercado de consumo e da distribuição, atende também para essa questão do relacionamento entre os profissionais e entre as organizações que atuam nestes mercados.

Executivos de diversas marcas compareceram ao jantar comemorativo do Ranking IBEVAR – FIA 2021.

O IBEVAR também tem um outro grande pilar que são as pesquisas sobre o varejo. Qual a importância desses dados para o mercado em diversas situações que exige tomadas de decisões?

O IBEVAR, sem dúvida nenhuma, possui esse diferencial grande em relação a todos os outros porque, primeiramente, são pesquisas que o próprio Instituto faz, não é resultante de parcerias. Os profissionais que atuam são pesquisadores ligados a universidade de São Paulo (USP), ligados à FIA e que desenvolvem pesquisas com recursos avançados de inteligência artificial, natural language processing (ou processamento de linguagem natural), estudos econométricos, pesquisas de campo. Isso é uma coisa que não se copia, esse é o grande diferencial e é muito importante para o delineamento do curso futuro das ações das empresas de varejo de modo geral. É essencial que elas sejam municiadas com informações críveis e eu tenho certeza de que o IBEVAR hoje e, desde que surgiu, em 1991, sempre prezou e cuidou para que esse pilar tenha muita credibilidade. Tanto é assim que nós falamos diariamente com os principais veículos de comunicação do Brasil inteiro e, inclusive, com mídias de fora do país, como BBC, revistas do MIT. O IBEVAR é procurado pelos jornalistas do mundo inteiro.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, mostra a importância do IBEVAR como fonte de referência em pesquisas com a publicação de suas projeções na imprensa do mundo inteiro.

 

Estamos finalizando mais um ano desafiador. Quais as perspectivas que o IBEVAR aponta para 2022?  

O ano de 2022 será um ano ainda difícil, nós estamos com uma inflação de 10 pontos percentuais, por isso a taxa de juros subiu, o desemprego ainda se encontra em nível elevado e há também algumas incertezas sobre os resquícios da pandemia, como o desrespeito às questões sanitárias. Embora o problema tenha sido muito mitigado, reatam incertezas nesse cenário. Essas questões fazem com que nós tenhamos uma perspectiva de cenário difícil para 2022, particularmente para o varejo. Constatamos isso na Black Friday desse ano e vamos vivenciar novamente no Natal. Não teremos uma visão de um natal auspicioso. Vamos começar o ano 2022 ainda com muitas dificuldades. Nós estamos prevendo um primeiro semestre bastante difícil, talvez numa melhora a partir do segundo semestre de 2022 mas vai depender das condições internacionais.

Qual é o impacto dessa projeção negativa para o mercado de varejo?

Complementando o raciocínio da questão anterior, evidentemente admissão da renda do produto interno bruto, com um aumento da taxa de inflação, um afastamento da meta, tudo isso é o que sinaliza um cenário difícil para o varejo em 2022. É bom lembrar que algumas variáveis são determinantes do comportamento do consumo, a renda, mas especificamente a renda real descontada da inflação, a taxa de juros na ponta, que depende da taxa de juros básica e também o ambiente de incertezas na questão por exemplo da PAC dos precatórios. Essa preocupação de ultrapassar o teto e isso causa evidentemente incerteza, dúvidas sobre a questão da responsabilidade da política econômica. São impactos diretos que afetam dramaticamente as vendas de varejo, porque influência nas condições de compra do consumidor via renda, via condições de crédito mais difícil, via incerteza por conta do emprego, ou por conta também do cenário menos claro que as pessoas conseguem vislumbrar num horizonte mais imediato.

Fonte: Redação IBEVAR