Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, considerado como o primeiro grande dia do calendário do varejo para vendas aguardado pelos consumidores e também pelos varejistas. Isso porque o Varejo aproveita o período para praticar promoções e lançar condições especiais com o objetivo de estimular o consumo.

Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi estabelecido para reforçar os direitos da população, em relação aos mecanismos protetivos existentes, sobre produtos e serviços adquiridos nos estabelecimentos comerciais. Nos Estados Unidos a data foi formalizada em 1962 e no Brasil, em 1991. O Dia do Consumidor é uma data importante do ponto de vista dos direitos adquiridos pelas leis do consumidor que permeiam a data, mas para o setor de varejo também tem uma relevância estratégica, pois o dia proporcionou um hábito de consumo gerado pelas promoções sazonais que acontecem e duram muitas vezes até por uma semana, período conhecido como “semana do consumidor”. O varejo atribui esse dia como sendo “a Black Friday” do primeiro semestre, ou seja, há uma expectativa grande com relação ao aumento de vendas e o estímulo às promoções e campanhas de descontos e fidelização de clientes são bastante concentradas no dia 15 de março ou na semana em que ele cai no calendário.

Vendas online do Dia do Consumidor

É de conhecimento do mercado que as vendas on-line deram um salto em 2020 em decorrência do isolamento proporcionado pela pandemia. Muitas pesquisas apontam que a curva é crescente desde então. Em 2021, as vendas online do Dia do Consumidor chegaram a um faturamento de R$ 6,3 bilhões, crescendo 85% se comparado a 2020. A expectativa para 2022 é de um crescimento ainda maior. Com essas projeções de crescimento apontadas pelas pesquisas, os principais marketplaces se preparam para oferecer promoções, descontos, diferenciais em entregas e muita publicidade. Varejistas apostam em descontos, cupons, fretes rápidos e parcerias.

Oportunidade de fidelizar a marca 

As estratégias usadas pelas empresas trazem a oportunidade de estreitar os laços com seus clientes e fidelizar as marcas na jornada de compras dos consumidores. A Amazon vai integrar o rol de empresas que aproveita o Dia do Consumidor para impulsionar vendas. No caso da varejista norte-americana, os produtos com desconto estarão disponíveis entre os dias 7 e 15 de março, com descontos de até 60% sobre o preço original. Outras grandes marcas que também exploram a data para ampliar vendas, tais como Americanas, Shopee e Casas Bahia e oferecem até 80% de desconto em seus produtos. Conheça as principais estratégias de vendas de algumas marcas do varejo:

  •  Americanas

A Americanas vai oferecer itens com até 80% de desconto, e diversas categorias, além de até 50% de cashback em compras pagas com Ame Digital, cupons de descontos exclusivos e frete grátis em produtos selecionados até 16 de março.

  • Casas Bahia

A Casas Bahia, que pertence ao grupo Via, promete preços mais baixos que na Black Friday com promoções que vão até dia 21 de março. Serão mais de mil produtos, em todas as categorias, com descontos de até 70%. Além de móveis e eletrodomésticos, os clientes poderão encontrar itens como bebidas, brinquedos, games, itens de tecnologia, moda, casa e produtos de limpeza, com até 70%, com possibilidade de parcelamento e frete grátis. As promoções serão sinalizadas no site, app e na loja física com o selo “mais barato que na Black”.

  • Magazine Luiza

O Magazine Luiza adiantou somente que sua semana do consumidor começa em 14 de março e vai oferecer R$ 10 milhões em cupons promocionais aos clientes.

  • Ponto

O Ponto, que pertence ao grupo Via, fará uma promoção online em seu site até o dia 21 de março: o Pin, persona da marca, vai oferecer cupons de desconto, frete grátis e condições de pagamento únicas de forma aleatória para os clientes que fizerem pedidos no Twitter. Além disso, ao responderem um quiz no site os clientes podem ganhar bônus como frete grátis e descontos variados para compras.

  • Shoptime

O Shoptime, marca que pertence ao grupo da Americanas, vai oferecer descontos de até 70% e frete grátis em produtos selecionados até o dia 20 de março. É possível encontrar diversas promoções por todo o site e app da marca. Além disso, os consumidores ainda podem desfrutar do cupom exclusivo que garante 10% de desconto nas compras, e até 20% de cashback com o super app Ame Digital. O Shoptime tem ofertas em diversas categorias, como tecnologia, com descontos para aparelhos de telefonia e notebooks; itens do lar, com promoções de até 30% de desconto, e itens de cama, mesa e banho com até 60% de desconto.

  • Submarino

O Submarino, marca que pertence à Americanas, vai oferecer promoções até 16 de março, com ofertas em todo o app e site. Os descontos vão até 60% em produtos selecionados e 10% em cupons.

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Fonte: Redação IBEVAR