A BIC, líder mundial em isqueiros e acendedores, passará a fabricar um dos principais produtos da categoria de Chamas em solo brasileiro. No segundo trimestre, o Handy BIC, um acendedor multifuncional e ideal para o dia a dia, deixará de ser importado para se tornar 100% brasileiro, confeccionado diretamente na fábrica nacional da marca, em Manaus.
Ao todo, serão produzidas mais de sete mil unidades por dia em um setor construído especialmente para a montagem do produto, no qual a BIC investiu mais de R$1,2 milhão em moldes, dispositivos de montagem e adaptação de layout. Com o início da produção local, a marca pretende expandir a atuação no segmento e melhorar, significativamente, a rentabilidade do Handy BIC.
Controle dos processos fabris
Com a chegada do produto ao país, a BIC terá maior controle dos processos fabris, o que facilitará a criação de novas cores, designs e modelos, adequados às necessidades e tendências do mercado brasileiro. Este é, inclusive, um dos próximos objetivos da empresa em relação ao Handy BIC: expandir o portfólio e disponibilizar novas versões do acendedor para atrair ainda mais consumidores. Para isso, Rodrigo Iasi, diretor de Marketing da BIC Brasil, planejou os próximos passos da categoria.
“Vamos aumentar a distribuição do acendedor por meio de nossos clientes e parceiros, melhorando sua visibilidade e ampliando a presença nos pontos de venda com materiais visuais ainda mais atrativos e engajadores. Além disso, estamos investindo nas redes sociais, com ações de marketing e ativação de influenciadores para falar sobre os benefícios de usar o Handy BIC, impactando um público muito maior”, conta Iasi.
O esforço da marca
A expectativa é de que, até o fim de 2022, as vendas do produto cresçam até 200% no Brasil, que é a terceira operação mais importante no mundo para o Grupo BIC – atrás apenas de França e Estados Unidos. Em 2021, a BIC investiu em campanhas publicitárias, ações e lançamento de novos produtos para atender às necessidades dos consumidores. O esforço da marca para nacionalizar e popularizar o Handy BIC no Brasil não é em vão, afinal, o produto já faz sucesso entre os consumidores e ainda tem um potencial de mercado enorme a ser explorado. O acendedor equivale a até 75 caixas de fósforo com 40 unidades e acende até 3.000 chamas.
A BIC se tornou uma das marcas mais reconhecidas e é uma marca registrada em todo o mundo. Em 2021, as vendas líquidas da BIC foram de € 1.831,9 milhões. A marca está cotada na “Euronext Paris”, faz parte dos índices SBF120 e CAC Mid 60 e é reconhecida pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a educação.