Um dos objetivos mais visados pelas empresas é estar na mente dos consumidores. Para que isso aconteça, diferentes marcas buscam de diversas formas “aparecer” e proporcionar uma experiência diferenciada para seus clientes. As mídias sociais se tronaram um canal relevante de comunicação e divulgação de produtos e serviços.
Não é de hoje que vemos a concorrência acirrada em propagandas de TV. Porém, já faz algum tempo que as ações de publicidade migraram e as estratégias das equipes de Marketing das empresas estão focadas em outros meios: as redes sociais.
Audiência na internet
É através da mídia social que as organizações mostram seus produtos e serviços. Esse é hoje um canal de audiência. E o melhor: de maneira natural em algumas ações. Isso acontece, por exemplo, quando pessoas (chamadas de influencers) utilizam os produtos e demonstram em suas redes de relacionamento, por vídeos, fotos ou blogs. Ou seja, marcas podem se tornar engajadas por atitudes inesperadas – lembrando que o contrário também pode acontecer.
Por outro lado, uma empresa pode se tornar uma vilã da noite para o dia, se ocorrer alguma inserção que não estava prevista, em situações aleatórias. Esse tipo de acontecimento pode fugir do planejamento profissional, como em momentos que um artista que defende uma determinada marca se envolve em questões polêmicas ou criminosas.
Redes sociais fomentam a marca
Como é possível perceber, as pessoas estão diariamente e várias horas por dia conectadas. O uso das redes sociais faz parte da rotina da população. No Brasil, notamos essa participação ainda mais forte.
Considerando que a todo momento há alguém vendo um post de um amigo ou comentando uma notícia, as mídias digitais são terrenos férteis para a promoção de produtos e serviços a pessoas de diferentes classes sociais, idades e preferências.
Dessa forma, profissionais de Marketing e especialistas se unem na propagação de conteúdos e na busca por prospects para as empresas. Inúmeros negócios são fechados e compras realizadas a partir de divulgações nas redes sociais, que alcançam distâncias inimagináveis.
Além da frequência de uso, as empresas têm uma aliada: a ideia de compra por impulso. Muitos consumidores navegam e se interessam rapidamente pela mensagem passada, aderindo a um serviço ou adquirindo por uma loja virtual com facilidade, sem analisar muito.
Essa atitude do consumidor proporciona um crescimento nas vendas e, assim, um aumento da quantidade de e-commerce e perfis comerciais nas redes.
Estratégia de mídia digital
Para contar uma verdade, as empresas não garantem a exibição de seus produtos e serviços somente pela boa vontade dos clientes em divulgá-los. Claro que um bom relacionamento com os consumidores e uma entrega positiva trazem bons resultados para a divulgação da marca.
Mas o que acontece nos bastidores das redes sociais é um verdadeiro leilão, onde as organizações se posicionam através de anúncios de mídia paga em sites e redes sociais.
Para estar bem posicionada nessas mídias, as marcas de diferentes segmentos acompanham o que a concorrência vem fazendo e também as tendências de comportamento do consumidor. Sabendo disso, produzem e enviam conteúdos personalizados a seus potenciais clientes ou até mesmo para fidelizar quem já compra e usa a marca.
Essa estratégia ganhou força nos últimos anos e têm se propagado em empresas menores. Pequenos empreendedores incluem o planejamento de mídia em seus negócios e colhem bons resultados dessas ações.
Além do crescimento no número de seguidores e possíveis clientes, o uso de redes sociais possibilita conhecer mais dos seus clientes, uma vez que eles também compartilham seus gostos, costumes e interesses. Ou melhor, é uma via de mão dupla para o setor varejista.
Se você quer entender mais sobre conceitos como estes abordados no artigo, você pode consultar diversos conteúdos do IBEVAR sobre o assunto no canal do Youtube, no Blog. Caso a vontade seja de se especializar, O IBEVAR possui uma sólida parceria com a FIA – unidade LABFIN.PROVAR e oferece como ótima opção os cursos de curta duração online. Ou você pode saber mais sobre a Pós-graduação ou MBAs na área do Varejo e Mercado de Consumo. Conheça os programas disponíveis para inscrição.
Fonte: Redação IBEVAR