Pesquisa
Carnaval
Fevereiro 2023
Carnaval de 2023, vai dar samba? Pesquisa IBEVAR mostra que sim, mas a animação é outra.
Pesquisa de Carnaval do IBEVAR busca descobrir se o batuque será tão animado como nos anos anteriores.
O estudo é uma iniciativa do IBEVAR e FIA Business School.
O resultado é que a animação do samba não é mais a mesma. A receita do Carnaval depois de atingir um ápice em 2014 vem declinando quase que de modo recorrente estimando-se para 2023 um valor quase 13% mais baixo que o registrado no topo. Isso em termos nominais, se for considerada a inflação nesse período a queda é de 92%.
As crises de 2015 e a pandemia explicam em parte essa situação. Mas, a verdade é que por conta desses fatores e de outras possibilidades os indicadores do interesse dos consumidores pelos carnavais do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo despencaram.
Em percentuais pode-se dizer que até 2020 o interesse das pessoas pelos carnavais desses principais destinos era 3,5 vezes maior que o registrado em 2021-2023. Nesse patamar substancialmente reduzido, as diferenças de interesse entre esses quatro principais destinos também se tornaram significativamente menores.
O estudo compara a variação percentual do preço médio das passagens no período do carnaval contra um mês a frente. Verifica-se que quando os preços sobem, o aumento é em média de 20%. Do lado da redução, quando eles caem, reduzem apenas 8.7%. Porém, nas observações identificou-se apenas redução em 1⁄3 dos casos.
Quer saber mais sobre as mais de 40 pesquisas anuais realizadas pelo IBEVAR?
Acesse e saiba como.
Acesse a pesquisa e conheça os detalhes.
Seja membro do IBEVAR
e tenha acesso à pesquisa completa.