• Meu Ibevar
  • Area do Associado
  • Imprensa
0 Items
IBEVAR
  • O IBEVAR
    • História
    • Diretoria
  • Benefícios
  • Pesquisas
    • Pesquisas de Mercado
    • Pesquisas Personalizadas
  • Eventos
    • Prêmio de Inovação no Varejo 2022
    • NRF 2023
    • Ranking
      • Ranking 2022
      • Ranking 2021
        • Jantar Ranking 2021
      • Ranking 2020
      • Ranking 2019
      • Ranking 2018
    • Eventos Online
      • Live
        • Realizados 2020
        • Realizados 2019
      • Webinars
  • Blog
  • Academia
    • EaD Curta Duração
    • Livros
    • Pílulas do Conhecimento
    • Diretores Vogais
  • QUERO SER SÓCIO
Escolha uma Página

Pesquisa

Carnaval

Fevereiro 2023

Faça o Download Agora

Carnaval de 2023, vai dar samba? Pesquisa IBEVAR mostra que sim, mas a animação é outra. 

Pesquisa de Carnaval do IBEVAR busca descobrir se o batuque será tão animado como nos anos anteriores.  

O estudo é uma iniciativa do IBEVAR e FIA Business School.   

O resultado é que a animação do samba não é mais a mesma. A receita do Carnaval depois de atingir um ápice em 2014 vem declinando quase que de modo recorrente estimando-se para 2023 um valor quase 13% mais baixo que o registrado no topo. Isso em termos nominais, se for considerada a inflação nesse período a queda é de 92%. 

As crises de 2015 e a pandemia explicam em parte essa situação. Mas, a verdade é que por conta desses fatores e de outras possibilidades os indicadores do interesse dos consumidores pelos carnavais do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo despencaram.

 Em percentuais pode-se dizer que até 2020 o interesse das pessoas pelos carnavais desses principais destinos era 3,5 vezes maior que o registrado em 2021-2023. Nesse patamar substancialmente reduzido, as diferenças de interesse entre esses quatro principais destinos também se tornaram significativamente menores. 

O estudo compara a variação percentual do preço médio das passagens no período do carnaval contra um mês a frente. Verifica-se que quando os preços sobem, o aumento é em média de 20%. Do lado da redução, quando eles caem, reduzem apenas 8.7%. Porém, nas observações identificou-se apenas redução em 1⁄3 dos casos.  

Quer saber mais sobre as mais de 40 pesquisas anuais realizadas pelo IBEVAR?  

Acesse e saiba como.  

Acesse a pesquisa e conheça os detalhes.

Baixe agora

Seja membro do IBEVAR
e tenha acesso à pesquisa completa.

Quero ser sócio

Atendimento:



55 11 3894-5022



contato@ibevar.org.br



Al. Santos, 1.293 - 1º andar - Jardim Paulista - São Paulo - SP

ASSESSORIA DE IMPRENSA



glauciav@fia.com.br

Redes Sociais:

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
QUERO SER SÓCIO
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Desenvolvido por IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo