Com todas as inovações que o varejo está sofrendo devido a alteração do perfil de comportamento de seu consumidor em relação à mudança de valor é refletida nesta nova moda do “premium” ou “goumertização”. Ela consiste em produtos mais caros, de alta qualidade e que apresenta uma experiência de compra diferenciada. Mesmo com este novo modelo de negócio, que foca mais em comodidade e experiência de compra, o preço ainda é uma ferramenta importante para o varejo.

Ao contrário do que era a vinte, trinta anos atrás onde o produto era escolhido por seu valor, hoje em dia o preço não é mais o diferencial do produto, mas saber como precifica-lo corretamente pode garantir que sua empresa não fracasse.

Pode-se cair no equivoco e achar que agora fazer a precificação está mais fácil, mas não é bem assim que acontece, pois antes a briga era pelo preço mais baixo, reduzir ao máximo seu lucro e tentar ganhar pela quantidade vendida ao invés de ter uma margem grande em cada unidade como é feito atualmente. Com esta nova métrica de formação de preço a complexidade aumenta, pois agora o problema não é o preço alto ou baixo, e sim os atributos que o produto pode oferecer melhor do que o outro.

Quando se faz o calculo do preço para estes novos consumidores é possível colocar uma margem maior de lucro por unidade, pois eles não se importam em pagar um valor maior pelo produto ofertado em troca de comodidade, experiência de compra, personalização e customização, entre outras novidades que diferencie um produto do outro. O problema é formar um preço utilizando todas essas novas variáveis que muitas vezes fazem com que o produto tenha “mil e uma” formas diferentes, elevando significativamente o valor de produção, e com isso cria uma dificuldade enorme de precificação.

Além de se preocupar com as novas variáveis, a empresa deve pensar qual o posicionamento do produto que será lançado ao mercado, para que possa se criar uma estratégia em volta do preço. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas. São elas:

  • Como somos percebidos pelo Mercado?
  • Quem são nossos concorrentes?
  • Qual é nosso posicionamento estratégico?
  • Quais serão nossas premissas táticas?
  • Aonde desejamos chegar?

Fica nítido que o processo de precificação de um produto não é simples. Na verdade, vai dá empresa este processo ser difícil ou não, porém se você busca criar um produto para prosperar deve-se passar por todas essas etapas, pois com elas diminuímos a possibilidade de erros na criação do preço, assim aumenta as chances de se ter desenvolvido um valor assertivo entre produto ofertado e valor cobrado.

Fonte: IBEVAR | Arnaldo Mello e Patricia Cotti