Como melhorar os resultados de suas ofertas

Supermercados, atacarejos, farmácias e outros varejistas dependem das promoções, que normalmente representam de 10 a 45% do total de vendas. Embora o uso das ofertas seja um instrumento poderoso para aumentar vendas e margem, é uma ferramenta difícil de usar de forma eficiente. Uma razão para isso é que os varejistas não sabem quais promoções funcionam e o porquê.

O BCG mostra que de 20% a 50% das promoções não geram aumento relevante nas vendas, ou pior, apresentam resultado negativo para a rede. De 20% a 30% diluem as margem de forma que o aumento nas vendas não supera os custos da promoção.
Para ajudar os varejistas a fazerem menos promoções, de forma mais eficiente o BCG  desenvolveu uma metodologia de 4 passos para melhorar o planejamento, avaliação e execução das ofertas. Com a metodologia é possível aumentar de 2 a 5 pontos percentuais a margem das promoções.

Confira aqui o estudo completo, com os 4 passos para melhorar as estratégias de promoção e oferta e conheça mais da Smarket.

Fonte: Smarket | Marcela Viegas Graziano