O evento de lançamento do Ranking IBEVAR das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2017 foi no dia 14 de Setembro no Espaço São Paulo e contou com a presença de importantes varejistas, players e especialistas do setor.
Desde 2011, o IBEVAR publica anualmente um estudo detalhado dos maiores varejistas do país, com o apoio da Academia de Varejo e do PROVAR/FIA. O Ranking é um dos mais completos e relevantes materiais sobre o mercado de varejo e conta com uma análise por segmento sobre o faturamento, produtividade por loja e por funcionário, eficiência e benchmarking e de imagem. O Ranking Imagético (de imagem) é realizado em conjunto com a Epistemics, e busca identificar o posicionamento das empresas nas redes sociais.

Neste ano, a novidade foi o espaço reservado para startups. Com o aumento de concorrência, a crescente busca pelo conhecimento do comportamento do consumidor, Internet of Things (IoT) e a tendência omnichannel, as soluções de tecnologia oferecidas por startups estão sendo cada vez mais procuradas. Pensando nisso, apresentamos no Ranking uma matriz das startups participantes da Vitrine IBEVARLab, classificadas de acordo com os problemas que resolvem e as tecnologias que utilizam.

O evento foi iniciado com um Welcome Coffee, seguido de uma breve apresentação do IBEVAR, feita pelo nosso Vice-Presidente, José Roberto Securato Junior. Durante o discurso, Raul de Souza Neto, Vice Presidente de Varejo da Oracle Retail, patrocinadora do Ranking IBEVAR, foi convidado a falar sobre o trabalho que realizam, a visão sobre o mercado brasileiro e a importância de um estudo detalhado sobre o varejo.
Logo em seguida, o Patrono do ano de 2017, Ricardo Roldão, subiu ao palco e compartilhou sua experiência e aprendizados, bem como a perspectiva sobre o mercado varejista como um todo.

Para finalizar as apresentações, o Presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni, expôs os resultados e fez uma breve análise sobre os dados do Ranking, baseada em sua visão de economista.

Alguns dados apresentados:

  • O peso do faturamento das 120 maiores empresas do varejo representam 27% do total do consumo de bens.
  • O segmento com maior participação nas vendas do varejo é o de supermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo.
  • O Grupo com maior número de bandeiras é a LASA – Lojas Americanas, com 11 bandeiras.
  • As moedas de ouro, prata e bronze, no Ranking Geral das 120 Maiores, ficou com o Grupo Carrefour, Grupo Pão de Açúcar Alimentar e Grupo Walmart Brasil, respectivamente.

Ao final do evento, foi servido um café da manhã aos convidados.

Confira mais fotos do evento abaixo.

O livro do Ranking IBEVAR 2017 pode ser solicitado por e-mail: contato@cloneibevar.mystagingwebsite.com