De acordo com o levantamento mensal do IBEVAR que avalia o mês de maio, as vendas do Varejo devem aumentar após dois meses consecutivos de queda. A pesquisa ainda revela que o cenário deve se manter melhor em junho e junho também. 

Projeções mostram que o Varejo Restrito deve subir 0,96% em relação ao anterior, enquanto o Varejo Ampliado registra alta de 0,34% no mesmo período. O Varejo Restrito integra os segmentos de supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico e o Varejo Ampliado considera também veículos, motos, peças e materiais de construção.

“Os resultados são ainda pontuais. No acumulado as estimativas continuam a apontar um desempenho fraco das vendas do varejo”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Tendência para os próximos meses

As projeções para Varejo Restrito mostram que o cenário deve ser melhor nos dois próximos meses: aumento de 0,35% em junho em relação a maio e 0,76% em julho em comparação ao mês anterior. Em relação a maio do ano passado, as estimativas apontaram uma queda de 3,94% e uma nova baixa de 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses.

O Varejo Ampliado segue a mesma tendência de alta: 0,34% em maio; 0,45% em junho em relação ao mês anterior e 0,77% em julho em comparação a junho. No comparativo anual, o IBEVAR mostra que em maio do ano passado houve uma queda de 5,71% e uma nova baixa de 0,79% no acumulado dos últimos 12 meses. Em junho, a projeção da variação mensal registra baixa de 2,90%, e nova queda de 3,75% em julho em relação ao mesmo período no ano passado.

Categorias em destaque

O IBEVAR destaca que a projeção de vendas para supermercados, bebidas e produtos alimentícios deve ter a maior alta de maio com 0,89%. Os artigos pessoais e domésticos são os segmentos que deverão registrar a maior alta nos dois próximos meses: 3,44% em junho e 4,46% em julho.

As estimativas são calculadas com base nos dados de série temporal e modelos econométricos coletados da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE.

O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor de varejo que podem ser baixadas gratuitamente na plataforma. Clique no banner e saiba mais.

Fonte: Redação IBEVAR