Novo estudo de mercado do IBEVAR sobre Projeção de Vendas no Varejo apresenta resultado positivo no conceito do varejo ampliado em setembro, o que também influencia possível resultado positivo em outubro e novembro.
As vendas de varejo, no período setembro, outubro e novembro, conceito varejo ampliado, devem apresentar um resultado positivo 0,06%, 0,50% e 0,58% respectivamente.
Expansão das vendas
Para o varejo restrito, que exclui veículos e material de construção, também se projeta expansão das vendas, ou seja, 0,22% em setembro, 0,16% em outubro e 0,36% em novembro.
Esses percentuais, no caso do varejo restrito, são suficientes para acumular em doze meses um crescimento positivo em outubro e novembro. No caso do varejo ampliado essa recuperação apenas amenizará a queda no período de 12 meses.
Diferentes ramos do varejo
“A referida recuperação se registra de maneira espalhada, isto é, com algumas poucas exceções os aumentos são identificados para os diferentes ramos do varejo” salienta o Prof. Claudio Felisoni de Angelo – Diretor Presidente do IBEVAR
Esse resultado é explicado principalmente pela recuperação da massa real de rendimentos. De fato, de 2021 para 2022 verifica–se um aumento de 6,1% da massa de rendimentos.
Essa variável tem sua trajetória ascendente explicada principalmente pelo crescimento do emprego e menos pelo aumento da renda real efetiva do pessoal ocupado.
Conteúdo que gera conhecimento
Baixe a pesquisa gratuitamente e tenha em mãos esse mapeamento do mercado.
Fonte: Redação IBEVAR