Ranking IBEVAR – FIA 2022 avalia o complexo posicionamento das marcas no varejo brasileiro. O evento de consolidação do prêmio deixou um gosto de “quero mais” e melhor para o ano que vem. Vamos aguardar o que vem por aí em 2023.

Há mais de uma década, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e a FIA – Fundação Instituto de Administração se unem para mapear o avanço do varejo brasileiro e reconhecer as marcas que mais se destacam no imaginário popular de consumidores e colaboradores.

Evento de premiação Ranking IBEVAR – FIA 2022

Metodologia aplicada

 A pesquisa tem como base mais de um milhão de mensagens postadas nas redes sociais (textos e vídeos), somado ao banco de dados do IBEVAR, que possui mais de oito milhões de unidades de informação, compiladas todos os anos. Uma vez capturadas, essas mensagens (processo de amostragem aleatória) são decodificadas e recodificadas com códigos matemáticos específicos. Os elementos passam por um processo de mineração de dados (Data Mining) e os resultados são analisados semanticamente (Natural Language Processing).

O Ranking se divide em alguns mapeamentos, tais como faturamento, crescimento e eficiência, marcas mais admiradas pelos consumidores e colaboradores, além do Prêmio de Inovação no varejo.

No catálogo é possível conhecer todos os detalhes dos setores analisados, marcas premiadas e muito mais! Baixe o material completo da edição 2022 gratuitamente aqui.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, mais importante que avaliar o faturamento, eficiência e crescimento das organizações, é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. “Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente no dialeto empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos. Dessa maneira, o Ranking IBEVAR-FIA tem como objetivo mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, comenta Felisoni.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e Claudenir Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação da Elgin/Bematech

Premiação de sucesso

No último dia 18 de outubro foi realizado o evento de premiação da edição 2022. Na ocasião falamos com alguns representantes presentes sobre a importância desse mapeamento para o varejo.

Patricia Pugas, Diretora Executiva de Gestão de Pessoas, esteve presente para receber o prêmio do Magazine Luiza e Netshoes disse que o ranking IBEVAR tem uma diferença significativa e uma relevância grande exatamente pela questão da espontaneidade. “São menções completamente espontâneas dos próprios consumidores e colaboradores que reconhecem as marcas. Além de tudo tem uma base técnica muito grande por trás de tudo isso com a inteligência artificial e de coleta de dados que legitima muito essa premiação. Então é com muito orgulho que a gente recebe esse prêmio, não só como grande varejista que somos, mas em especial em ser uma empresa de pessoas em ser reconhecida pelos nossos colaboradores. Isso sem dúvida é a nossa cara, afinal de contas somos uma empresa de gente que gosta de gente. O prêmio traduz o Magazine Luiza!”, finaliza ela.

Patricia Pugas, Diretora Executiva de Gestão de Pessoas Magazine Luiza e Teresa Cristina Charotta,Diretora Executiva do IBEVAR

Marcio Luiz Simioni, Diretor Comercial do Grupo Passarela veio do Sul do País, onde fica a sede da empresa para São Paulo para representar a marca que também teve destaque no Ranking. Para ele foi um orgulho e um reconhecimento de todo o trabalho de uma equipe comprometida que está focada há anos no caminho da excelência. “Hoje fomos honrados com essa premiação. Já estendi para a equipe, que está na no Sul em comemoração, pois foi uma grande conquista para todo o grupo”, diz Márcio.

Marcio Luiz Simioni, Diretor Comercial do Grupo Passarela e Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR

Joana Wichmann, Gerente de Mercado do Grupo HOPE também falou sobre o reconhecimento do consumidor final. “Acho que todo mundo que trabalha com varejo, trabalha para o consumidor final. A empresa receber essa premiação com o reconhecimento do nosso público mostra que estamos no caminho certo. Entendo que esse prêmio é importantíssimo para a marca, porque valida que estamos fazendo o trabalho bem feito”, comenta a executiva.

Joana Wichmann, Gerente de Mercado do Grupo HOPE e Marcio Luiz Simioni, Diretor Comercial do Grupo Passarela

Alex Deeke, Diretor Geral de Operações (OXXO e Shell Select, Franquias e Operação Própria – Grupo Nós), conta que a OXXO tem mais de 22 mil lojas espalhadas pela América, entre México, Colômbia, Peru, Chile e a primeira loja da marca foi aberta no Brasil em dezembro de 2020, em plena pandemia, e com menos de 24 meses de atuação no mercado nacional poder ser reconhecido pelos colaboradores é algo muito gratificante. “A marca OXXO tem o princípio de aproximar e facilitar, e esse objetivo é buscado nas muitas novidades que estamos preparando para nossa expansão no varejo brasileiro”, conta o executivo.

Alex Deeke, Diretor Geral de Operações Grupo Nós (OXXO) e Teresa Cristina Charotta, Diretora Executiva do IBEVAR

O Carrefour foi a grande vencedora do Ranking de Faturamento, além de também ser a marca que ganhou em segundo lugar o Prêmio de Inovação no Varejo com o projeto de Comunicação Digital.

Cristiana Leal, Diretora Carrefour Links, explicou o significado desses prêmios para a marca. “Como líder do varejo alimentar, temos estruturados muitos projetos que impulsionem formas mais inovadoras de se comunicar com nossos clientes. Ter um projeto que traz inovação, cria uma imagem de uma empresa em ter diversos ativos que colocam o consumidor como centro de nossas decisões estratégicas. Ficamos realmente muito felizes com ambas premiações”, explica Cristiana.

Cristiana Leal, Diretora Carrefour Links e Carlos Eduardo Furlanetti, diretor da FIA – LABFIN.PROVAR

A Elgin foi a patrocinadora master o evento de premiação do Ranking. Claudenir Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação da Elgin/Bematech, falou como essa motivação de apoiar a premiação foi muito assertiva, afinal o IBEVAR é uma instituição muito representativa no varejo, além do Ranking também trazer o nome da FIA, uma das melhores escolas de negócios do Brasil. Portanto, apoiar duas instituições de muito respeito agrega muito valor ao patrocinador. Ele ainda completa que “a Elgin entende que como líder de automação comercial para o varejo não pode estar fora de uma premiação desse porte.

O executivo concedeu uma entrevista para a equipe de comunicação do IBEVAR. Caro leitor, fique ligado no Blog para não perder as informações preciosas sobre a atuação da Elgin no varejo Brasileiro com aplicação de tecnologia, Metaverso e muito mais!

Claudenir Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação da Elgin/Bematech, falando para a plateia de grandes executivos do varejo no Ranking IBEVAR – FIA 2022

Fonte: Redação IBEVAR