As empresas com uma área de prevenção de perdas evoluída, que vai além da caça a furtantes, começam a entrar nas discussões do negócio sobre estratégia, alocação de produtos, formas de impulsionar as vendas e melhoria dos resultados na última linha.

A visão do negócio que a prevenção de perdas adquire ao longo do tempo é fundamental para esse trabalho. Deixam de ser considerados “cops” (policiais) e passam a ser aceitos “consultants” (consultores).

Por exemplo, o consultor de prevenção de perdas, como guardião dos lucros e conhecedor da empresa de ponta a ponta, consegue contribuir na sugestão de tecnologias para proporcionar melhor controle das vendas, baseado em análises de tendências, demandas, etc. Além disso há a solução de face recognition (reconhecimento facial) que identifica, por meio de câmeras de vídeo com inteligência de sistema, qual é o gender (gênero), idade, humor/sentimento (feliz, triste, pensativo, duvida, etc.). Tratam-se de características que são transmitidas para que os vendedores, com tablets, consigam ser mais assertivos no seu atendimento. Para chamar mais nossa atenção, se no CRM (Customer Relationship Management) estiver também (e com autorização, é claro) a foto do cliente, a solução já o identifica e então o atendimento passa a ser personalizado, com o perfil de compra, tendências, etc.

Guardadas todas as questões relacionadas à segurança e privacidade dos dados dos clientes, soluções como estas só melhoraram a relação entre cliente e varejista.

Outra solução muito interessante é a identificação das zonas quentes, mornas e frias das lojas. Esse trabalho tem uma aderência tanto para a prevenção de perdas quanto para as vendas e alocação de produtos no lugar certo. Qual parte da sua área de vendas tem maior incidência de permanência dos clientes?

De acordo com estas informações, é possível posicionar os melhores produtos ou uma estratégia de alocação de produtos de menor giro, definir promoções, melhorar o desempenho de zonas frias, dimensionar e planejar melhor o atendimento para redução dos furtos externos, entre outras ações que são importantes para o desempenho operacional do varejista.

Como consultores, os profissionais de prevenção de perdas ampliam seu escopo e conseguem entregar resultados em diversas frentes da empresa, colocando ainda sua visão de gestão estratégica de riscos, o que contribui para que a empresa possa enxergar quais os caminhos existentes e quais ações devam ser adotadas para mitigar ou eliminar seus riscos.

Fonte: Anderson Ozawa
Head de Auditoria Interna e Prevenção de Perdas da Cinemark e Diretor Vogal do Comitê PRACS do IBEVAR


Conheça o primeiro MBA especializado em Prevenção de Perdas do país, elaborado por profissionais de mercado para profissionais de mercado. O MBA Gestão Estratégica de Prevenção de Perdas junta as expertises do Comitê PRACS IBEVAR e do LABFIN.PROVAR – FIA para trazer aos executivos uma formação completa para a ascensão da carreira na área.

Data de Início: 15/02/2020
Endereço: Av. Paulista, 302, 4º andar – Bela Vista, São Paulo-SP
Informações e inscrições: https://www.ibevar.org.br/mba-prevencao-de-perdas/ ou ligue para o telefone: (11) 3894-5004.