Black Friday: Credibilidade é tudo!

por Prof. Claudio Felisoni de Angelo

Não há dúvidas que os ânimos para o consumo estão bem melhores que no ano passado. Em que pese a ausência de fatores objetivos que possam sustentar essa condição, pois o desemprego ainda é muito alto, as taxas de juros permanecem elevadas, a verdade é que a confiança nos rumos do futuro imediato cresceu. Cresce a confiança, cresce a disposição de comprar.

É esse o ambiente no qual se estabeleceu a tão conhecida promoção, que já é a segunda melhor data para o varejo nacional, desbancando o Dia das Mães. Para algumas categorias, como é o caso de eletro-eletrônicos e celulares, as vendas superam até mesmo o dispêndio das famílias no período do Natal.

​Uma promoção depende de aspectos diretamente associados a ela e também de características extrínsecas que a condicionam. Explico. Os aspectos diretos dizem respeito ao preço, as condições de pagamento, a comunicação do que está sendo comercializado em condições diferenciadas. Os elementos extrínsecos, por sua vez estão associados às características externas que envolvem a promoção, exemplo: um período especial, por exemplo Dia dos Namorados, um local particular, Disney, etc.

​O fato é que por razões não perfeitamente identificadas a Black Friday, elemento externo do ambiente de negócios, estabeleceu-se no mercado brasileiro com enorme sucesso. No início algumas empresas aproveitaram a avalanche provocada por esse insondável elemento externo para tirar proveito dos ventos favoráveis: “tudo pela metade do dobro”, ou pior “tudo pela metade do triplo”. Mas, com o tempo o evento se consolidou efetivamente como uma verdadeira promoção. As empresas, particularmente nos últimos três anos, têm melhorado sua rentabilidade concedendo de fato vantagens significativas compensadas por um maior volume de vendas. É claro, entretanto, que o consumidor precisa ficar de olho. Há empresas críveis e empresas digamos não tão críveis.

Preencha os campos abaixo para o
download da Pesquisa Black Friday

Tem interesse de ser sócio:

15 + 14 =