Segundo pesquisa do IBEVAR, categoria de livros, jornais, revistas e papelaria deve sofrer maior retração, com 57,94%

As vendas do varejo ampliado devem ter uma retração em série de 18,47% em junho e 19,03% em julho, quando comparados com os mesmos períodos do ano anterior, segundo pesquisa “Projeção de Vendas” do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

Apenas os setores de artigos farmacêuticos e hiper e supermercados devem apresentam crescimento em junho, com 8,02% e 19,18%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2019. Outros segmentos marcam quedas significativas, como livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 57,94%, seguido pelo setor de veículos, motos, partes e peças, com redução de 49,51%.

O estudo indica ainda redução nas vendas dos ramos de “tecidos, vestuários e calçados” (47,98 p.p.), “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-34,59 p.p), equipamentos de escritório (29,47 p.p.), “móveis e eletrodomésticos” (-25,66 p.p.), “material de construção” (25,59 p.p.) e “combustíveis e lubrificantes” (19,62 p.p.).

Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, a retração nas vendas de produtos não-essenciais é reflexo, principalmente, da crise vivida decorrente do coronavírus (COVID-19). “A pandemia desestabilizou o país e a confiança do consumidor, que se encontra em um momento de incerteza e prefere focar o orçamento mensal apenas em itens essenciais, como mercado e farmácia, sendo os únicos setores que apresentam avanço”, avalia Felisoni.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br