Segundo levantamento do IBEVAR, projeção era positiva até a primeira semana de março, com crescimento de 55% em comparação com 2017

De acordo com pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), a Páscoa deve apresentar índices negativos para o varejo, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, ainda é incerto estimar quanto, mas os efeitos na economia serão muito desfavoráveis. “Considerando as necessárias ações para a contenção do vírus, os índices de uma das datas sazonais mais importantes do varejo, a Páscoa, serão significativamente negativos.”, avalia o especialista.

Os indicadores prévios de fevereiro, até a primeira semana de março, apresentavam uma tendência de crescimento positiva de 55% na intenção de compra do consumidor se comparada com 2017 e possivelmente igual ou ligeiramente superior ao ano de 2019. Já em 2017, houve ligeira queda (3.62%) em comparação ao ano anterior, 2016.

Felisoni explica que a pandemia desestabilizou o país e a confiança do consumidor, que em um momento de incerteza, prefere não comprometer o orçamento com produtos sazonais. As entregas por delivery são uma opção em meio a quarentena, mas não devem salvar a Páscoa, já que, neste momento, a questão é o gasto com o produto e não a forma como será adquirido, se em loja física ou on-line. “Nunca vivemos nada parecido e é normal o receio por parte dos brasileiros em comprometer a renda com a compra de produtos, mesmo aqueles tipicamente associados à data.”.

“A incerteza sobre a evolução da economia e o aumento certo do desemprego explicam o cenário negativo que devemos enfrentar nessa Páscoa”, finaliza o economista do IBEVAR.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br