Venha ouvir o conselho de um dos empreendedores mais bem sucedidos dos dias de hoje.

Hamdi Ulukaya imigrou da Turquia há 23 anos com um visto de estudante e pouco dinheiro. Hoje, ele senta no topo da fabricante de iogurte grego Chobani que ele mesmo fundou em 2005. Desde a sua fundação, Chobani tem feito uma disruptura no mercado tradicional de yougurt nos EUA. Abriu mais capacidade de fabricação e expandiu-se para novas categorias de produtos. As vendas anuais estão agora ao norte de um $1000000000. Obviamente, nada disso veio fácil para Ulukaya – exigiu muito sangue, suor e lágrimas.

“Um empresário precisa ser realmente apaixonado por seu business e precisa construir a cultura da empresa, porque ela começa com gente, você tem que liderar sendo o exemplo”, Ulukaya disse em uma entrevista. “e a terceira coisa é ter visão de onde você está indo-enquanto você tem a imagem grande em sua cabeça, sempre foque nos detalhes, cada pessoa e assuntos minuciosos merecem sua atenção.”

 
Hamdi Ulukaya

Com inovadora estrutura organizacional, na Chobani os empregados não precisavam fingir serem nada, eles são benvindos independente de sua origem. Com uma filosofia de investir parte do lucro na sua própria comunidade, Chobani foi ganhando seus primeiros fãs, assim que investiu em um estádio de baseball. Ficou claro que o caminho era esse! Um percentual investido na própria comunidade antes de conquistar o país.

Além dessa estratégia, a filosofia de “amar” a terra, a natureza, a vida em si, se reflete em cada detalhe da fabricação de seus produtos, no sentido de ser o menos nocivo possível ao ser humano e ao planeta.

A estratégia “sustentável” de Hamdi, e a doação de recursos para a comunidade, foram os pontos chaves para se entender todo o carinho da sociedade para com sua marca. Mas precisaríamos saber mais detalhes técnicos e filosóficos sobre sua estrutura organizacional para realmente entendermos bem como as decisões são realmente tomadas, sempre respeitando a essência original de toda a criação deste negócio e sempre com democracia.

Fonte:  IBEVAR | Luis Rocha

Não perca o nosso próximo encontro, o Pós NRF IBEVAR Gestão de Pessoas. Inscreva-se pelo e-mail ibevar@ibevar.org.br.