O Mercado Livre e a Gol anunciam um acordo que comtempla o uso de aviões para transporte exclusivo de cargas com foco no e-commerce. A operação trará redução de até 80% do tempo de entrega em rotas extensas.

O Mercado Livre espera reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste, utilizando seis aeronaves da Gol modelo Boeing 737-800.

Fortalecimento no e-commerce

O pacote de investimentos que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil foi de R$ 17 bilhões. Três aeronaves da Gol entram em operação no segundo semestre deste ano. Outras três serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

“Estamos muito otimistas em relação ao nosso acordo com a Gol, o enxergamos como peça fundamental no fortalecimento de nossa trilha de crescimento no e-commerce e estratégia de expansão regional”, afirma o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.

Cuidado e conversão 

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da Gol e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas. Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre.

“Este modelo de negócio anuncia uma nova fase para a Gol e para a Gollog. A expansão do escopo de serviços da nossa unidade de logística com operações de aviões cargueiros para o líder do mercado de e-commerce na América Latina traz, de forma estruturada e sustentável, eficiência de escala e segurança econômica para as duas empresas, além do crescimento do mercado esperado para os próximos anos”, diz Paulo Kakinoff, CEO da Gol Linhas Aéreas.

Novos postos

A parceria pautada nas operações exclusivas para o Mercado Livre, a Gol deve gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas.

A destinação das 6 aeronaves exclusivas para operação de cargas inaugura um novo capítulo de eficiência na redução dos custos unitários da Gol, uma vez que, combinada com a aceleração na transformação da frota para 737 MAX, permitirá maior diluição dos custos fixos, redução da ociosidade existente e incremento de novas oportunidades de geração receitas auxiliares.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR