O ESG está presente na pauta das ações corporativas nos últimos tempos, principalmente quando o assunto está relacionado à sustentabilidade e meio ambiente. Mas a Tiffany & Co apoia causas de preservação há mais de 20 anos.

O conceito de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa representa a consciência que as empresas. Muitas companhias passaram a dar mais importância nos últimos tempos a essas questões. A redução nos impactos negativos das operações no meio-ambiente, além de adotar as melhores e mais adequadas práticas administrativas, também fortalecem a imagem da marca e engajam a fidelidade de consumidores que estão cada vez mais colocando em cheque o posicionamento das empresas diante de tantos assuntos pertinentes. O varejo digital e moderno não se preocupa mais apenas com as características de produtos ou prestação de serviços. As causas ambientais e sociais estão atreladas à jornada de compras de seus clientes.

Valores históricos arrecadados

A Tiffany & Co., empresa norte-americana do segmento de joias, anunciou a mobilização de US$ 6,5 milhões para a The Nature Conservancy (TNC), ONG internacional focada na conservação da biodiversidade e do meio ambiente. A quantia vem do leilão do relógio Patek Philippe Ref 5711 com um mostrador azul, que teve valores históricos arrecadados.

A marca apoia causas de preservação há mais de 20 anos e todo o valor foi destinado para cinco regiões diferentes que tem sofrido com a crise de mudança climática e a perda de biodiversidade, desde paisagens marinhas, aos ecossistemas críticos, incluindo doações ao TNC, como os efeitos da mineração na pesca de salmão e nos esforços de conservação de corais em seis projetos diferentes desde 2007.

“A Tiffany & Co mobilizou fundos que apoiarão nossos esforços para dimensionar soluções em alguns dos lugares mais ameaçados e críticos do mundo”, disse Jennifer Morris, CEO da The Nature Conservacy.

Fortalecimento mundial da marca

Com esta doação, cinco regiões diferentes serão apoiadas na resolução de problemas urgentes, antes que as mudanças causem mais impactos.

A escolha dos locais não tem ordem de prioridade. O projeto deve contemplar:

Nova Guiné: país que abriga uma das maiores floresta tropicais intactas do mundo e cerca de 10% da biodiversidade terrestre da Terra. O esperado é que o financiamento ajude a preservar mais de 7 milhões de acres de floresta tropical e área marinha próxima.

Ilha de Bornéu (Indonésia): é a terceira maior ilha do mundo e conta com mais de 54 milhões de acres de floresta tropical intacta. A região possui uma vasta gama de espécies, incluindo algumas que correm risco de extinção, caso dos orangotangos. Neste caso, é estudado apoiar trabalhos locais de restauração e proteção e melhorar meios de subsistência de famílias através do manejo florestal sustentável.

Caribe: é uma das principais regiões marinhas do planeta. O foco do financiamento estará em restaurar e preservar os recifes de corais ameaçados e promover áreas marinhas protegidas. Além disso, serão incluindo manguezais costeiros e habitats de corais em 17 países e territórios.

Floresta Maya de Belize (América Central): é considerada um hotspot global de biodiversidade. Neste caso, o suporte da Tiffany & Co será para ajudar na preservação de 236 mil acres de floresta tropical, que abriga onças, bugios e centenas de espécies de pássaros.

Floresta Nacional de Tongass (Alasca): pertence a maior floresta tropical temperada costeira remanescente na terra.  O local também é território ancestral dos povos Tlingit, Haida e Tsimshian, que continuam cuidando de suas florestas e águas. O apoio da Tiffany será destinado para iniciativa Seacoast Trust, que fornecera capital para as comunidades indígenas e fazer a transição da região da extração de madeira antiga para empregos sustentáveis.

Compromisso e estratégia

Atualmente, a indiferença às questões de sustentabilidade nos negócios pode gerar risco de danos à reputação, erosão da marca, perda de talento, e, até mesmo, fracasso nos negócios.

Por outro lado, um forte compromisso com a sustentabilidade impulsiona a inovação disruptiva, a coerência entre discursos e ações e, principalmente, o aprimoramento da liderança, colaboração e transparência, o que reforça a imagem da marca junto aos seus clientes, que são seus melhores multiplicadores.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR