Com as mudanças de comportamento de consumo, dentre as quais se destacam a alternância entre pontos físicos e digitais para a compra, o aumento da conectividade, a falta de tempo, a supervalorização da conveniência, até mesmo o e-commerce, conhecido por ser em parte um dos grandes direcionadores desse novo comportamento, teve que se reinventar.

O fácil acesso da informação, trazido pela internet e suas inúmeras formas de busca, transformou o mercado digital em um mercado puramente price taker, em que o consumidor dita o preço e as empresas são “obrigadas” a cumpri-lo. Isso porque, com a facilidade de comparação e a pouca diversidade das características técnicas do produto, o consumidor acaba por optar por uma racionalização de compra voltada para seu menor custo, preço mais baixo.

E é ai que é preciso se reinventar, sob pena de uma guerra de preços sem fim.

O tema de inovação de modelos de negócios, trazido pela palestra “Inovação no E-commerce: A chave para a sobrevivência de um varejista” traz a tona este debate, com a apresentação de duas empresas que trazem em seu DNA modelos de negócios que tem se mostrado como tendência mundial: a Rocksbox Jewelry e a Boxed Wholesale.

A Rocksbox Jewelry se apresenta como um serviço de assinatura de joias, que movimentou o mercado americano desde o seu surgimento, com milhares de adesões em um curto espaço de tempo. Por meio de um pagamento mensal, de U$19,00, o cliente efetua a locação de 3 peças, definidas de acordo com seu estilo pessoal e tendência de moda vigente. A troca dessa cesta de produtos pode ser efetuada de acordo com sua conveniência, não havendo período mínimo ou máximo de utilização das mercadorias, somente o limite das 3 peças. Quando o cliente estiver pronto para atualizar seu conjunto, basta colocar sua caixa de volta no correio. O tema de serviços de assinatura já é há muito debatido nos fóruns de varejo americanos e europeus, com influências também no mercado nacional, embora em menor escala.

Boxed Wholesale, por sua vez, traz como inovação a compra por refil. Fundada em 2013 por um grupo de empreendedores americano, a empresa desenvolve sua estratégia com base em uma ideia simples: fazer as compras de uso contínuo e repositivo algo conveniente e divertido, de forma a permitir que o cliente tenha tempo livre para que possa aproveitar as coisas de que mais gosta sem esta preocupação. O modelo tem tido muito sucesso, e em apenas 3 anos a empresa foi destaque em uma série de veículos de negócios, tendo recebido prêmios de atuação pelo seu modo divertido de encarar esse dia a dia e reposição.

Ambas as empresas inovam em seu modelo de negócios e comunicação com o cliente, tendo usado o e-commerce como plataforma para o alcance de seu sucesso de uma maneira não transacional e continuada.

Fonte: IBEVAR | Patricia Cotti Coordenadora da Academia de Varejo Diretora Vogal do IBEVAR