Detroit é uma história moderna de transformação do renascimento. Com varejistas que apostam na mudança do jogo, aprenda estratégias de sucesso e inovações que estão trazendo uma comunidade inteira de volta a vida.
A cidade, famosa em seu nome e em sua história está se reconstruindo. Detroit era um polo industrial de montadoras de automóveis. Desde então, a cidade enfrentou uma crise econômica local, declarando em 2013, falência. A população, em busca de novas oportunidades e fugindo da violência, caiu para menos da metade.
Desde 2015, a cidade tem sido reconstruída aos poucos, com o apoio do governo, fundos de investimento, varejistas e indústrias. O objetivo é criar um ambiente atrativo para empresas e, consequentemente, para pessoas – funcionários.
Os três varejistas que fazem parte deste painel estão instalados em Detroit, visando o desenvolvimento da comunidade. Os números até agora são positivos: a taxa de desempregados na cidade caiu de 19% para 5,3%, desde a declaração da falência.
O Whole Foods, um supermercado de comidas saudáveis que tem feito bastante barulho nas últimas edições da NRF por conta do seu formato inovador e do valor que passam aos consumidores de confiabilidade e cuidado com a antecedência dos alimentos é um dos varejistas que estão fazendo parte do renascimento de Detroit.
A Shinola, uma fabricante de relógios, utiliza o fato de Detroit ter sido a cidade que construiu o país como parte da imagem da marca. E vão além. Querem mostrar que a fabricação de bens no território americano não acabou, enfatizando que Detroit não tem apenas história, mas um grande futuro.
Seguindo a mesma estratégia, a Detroit Denim Co. busca trazer oportunidades para uma área sem recursos. A ideia de contratar e treinar os moradores locais é para impulsionar a economia local e reconstruir a cidade.
Com um mercado que já foi extremamente promissor e importante nos EUA, a estratégia de se localizar em Detroit e aproveitar da recuperação é inteligente. Fazer parte da reconstrução da cidade é também fazer parte do símbolo da cidade. Com a proposta de ajudar a comunidade local e de desenvolver o ambiente, os consumidores podem encontrar um diferencial na proposta destes varejistas, gerando uma consequente vantagem competitiva para a marca.
Fonte: IBEVAR | Isabella Giraldelli
Fontes:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/07/detroit-simbolo-da-industriaautomobilistica-declara-falencia-1.html
https://www.shinola.com/our-story/about-shinola
https://detroitdenim.com/pages/our-story-1
https://www.youtube.com/watch?v=EnWNCiAXppY
https://www.youtube.com/watch?v=qRr8ETU09wg