Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) promoveu nesta quinta, 20/04, o III Fórum do E-commerce. O evento teve como finalidade discutir as formas de utilizar os dados e suas múltiplas aplicações no varejo.

A abertura foi feita pelo responsável pelo Relacionamento Corporativo e Institucional do IBEVAR, Lucas Forte, que falou sobre as mudanças vivenciadas pelo e-commerce nos últimos dezessete anos. Ele explicou que, apesar de todos os esforços realizados para melhorar as operações, o comércio eletrônico, hoje, ainda é muito próximo do que era feito anos atrás. “De certa maneira, há uma ‘googledependência’ por parte das empresas. Contudo, há algumas delas que conseguem escapar disso por meio de estratégias e também pela sua relevância dentro do segmento varejista, como, por exemplo, a “Amazon” e a “Mr. Porter”, que trabalha com roupas masculinas”, complementou.

Em seguida, ele passou a palavra para o diretor vogal do IBEVAR, Mauricio Andrade de Paula. Durante a sua apresentação, de Paula mostrou como as variáveis do Big Data – quantidade, velocidade, variedade, veracidade e valor agregado – são importantes para o varejo. Ele também comentou sobre o processo de digitalização, que está na pauta de todas as empresas do setor varejista.

“Neste contexto, nada mais é do que disponibilizar a informação para o meio digital. A analogia é a seguinte: se antes o vendedor era o ‘dono’ das informações, o especialista no assunto (produto), hoje, o consumidor é quem, por meio de tudo o que está disponível no ambiente virtual, se apresenta como profundo conhecedor do que procura”, explicou. O público presente conferiu, ainda, a palestra do publicitário Gustavo Verginelli. Ele falou sobre a importância de as empresas contarem as suas histórias aos consumidores, além de mostrar como surgiram as suas marcas e os seus produtos. Depois, ele contou como fundou a sua empresa “Sports Match”.

“Eu sempre fui fascinado por esportes e, por causa disso, dediquei horas do meu tempo a levantar estatísticas de diferentes modalidades, atletas, equipes e campeonatos para saber se Pelé é melhor do que Maradona ou se LeBron James é mais eficiente do que Michael Jordan, por exemplo. E o que era apenas um hobby, virou um negócio com a criação da ‘Sports Match’, que é um aplicativo pelo qual é possível fazer tais comparações com foco 100% estatístico”, contou.

Na parte final, os participantes discutiram sobre os assuntos abordados durante o evento e também sobre os desafios que ainda precisam ser desmitificados pelo varejo.

Fonte: IBEVAR