Quais as tecnologias que influenciarão nossas vidas em 2025? A NRF pediu para alguns dos principais players de tecnologia para nos dizer o que estaremos usando – por isso prepare-se para ir fundo em vários segmentos para ver o que o futuro reserva.

Claro, podemos ver drones hoje, mas qual será o seu impacto na nossa vida quotidiana em alguns anos e o que vai nos custar para chegar lá? Sim, usamos “wearables”, mas quando a nossa roupa básica será um “wearable” sem chamá-la assim? Como será a impressão digital da inteligência artificial? Quão robóticos serão os robôs em mais alguns anos – eles serão distinguíveis de seres humanos? E o que estamos vendo hoje, que amanhã será como uma condição básica? Nossos especialistas irão levar-nos para o futuro e definir as barreiras de hoje que exigem mudança para construir um amanhã futurista.

Aprenda a:

  • Identificar as melhores tecnologias de ponta e como elas podem ser em 2025
  • Encaixar essas tecnologias em empresas de varejo e nas vidas dos consumidores.
  • Decifrar quais são certas para você e dignas de seu investimento.

Os avanços possibilitados pelas tecnologias são exponenciais. A cada novo pequeno ou grande passo, infinitas possibilidades em inovação e aplicações são abertas para serem exploradas.  Alguns avanços tomam o mercado de assalto, em especial as pessoas menos ligadas ao mercado tecnológico, ou aqueles com uma relação mais passiva e apenas de consumo de tecnologia. Outras inovações são previstas, porém demoram a ser viabilizadas e podem acabar por chegar obsoletas ao mercado, substituídas por uma disrupção em conceitos e expectativas do mercado e dos consumidores.

Muitas vezes é a indústria do cinema hollywoodiano que nos dá os primeiros spoilers de como será o futuro, mesmo que filmes desta categoria sejam classificados como ficção científica, boa parte das “ficções futuristas” acabam chegando ao mercado. Para fugir dos clássicos “Guerra nas Estrelas” ou “Star Treck”, Inimigo do Estado (Gene Heckman e Will Smith) de 1998 abordava a vigilância remota por satélite, bem como rastreamento via triangulação de sinais quando o mercado de celular era dominado pela Nokia e o máximo de inovação obtida foi embutir a antena e ter acabamento colorido. Minority Report (Tom Cruise) de 2002, mostrava o protagonista em um shopping center e pela leitura de rua íris ofertas e propagandas customizadas lhe eram exibidas, embora ainda não tenhamos chegado a este nível, ninguém duvida da proximidade desta realidade bem como o papel da internet nos anúncios direcionados.

Nada menos do que cinco grandes cabeças em inovação tecnológica, nas mais diversas áreas, projetam as influencias tecnológicas que mais afetarão as nossas vidas em 2025. Dentre os palestrantes, o fundador e diretor do XRC Labs, Pano Anthos.

O XRC Labs é um acelerador de inovações para varejo e bens de consumo patrocinado por grandes varejistas, de tal sorte que é por natureza credenciado para projetar o futuro da inovação no varejo, bem como as barreiras encontradas para chegarmos às tecnologias do futuro.

Ao lado de Anthos, estarão outros quatro palestrantes de real contribuição para a evolução tecnológica no varejo, são eles:

  • Sandra Lopez, VP de novas tecnologias da INTEL, empresa que vem reformulando seu modelo de negócios conforme mencionado na análise da “Sessão Keynote:  Conduzindo a Transformação do Varejo”.
  • Jonathan Epstein, fundador e executivo da Sentient AI, empresa de sucesso no desenvolvimento de programas que utilizam inteligência artificial, machine learning, computação evolucionária, isto é, programas que modulam o desenvolvimento de softwares baseado da evolução biológica capacitando-os a tomada de decisão autônoma. Epstein foi um dos colaboradores envolvidos no projeto de tecnologia de linguagem natural que acabou se tronando a Siri, da apple.
  • Leif Jentoft, co-fundador da empresa RightHand Robotics, cujo foco é fornecer ferramentas que ajudem a otimizar os custos de operações de e-commerce especialmente no que tange a mecanização dos processos, incluindo classificar itens coletados em lote, escolher itens em um sistema automatizado de armazenamento e recuperação, colocar itens em um sistema de correias e garantir a qualidade do pedido.
  • Madison Maxey, fundadora da Loomia, é uma das principais desenvolvedoras e pesquisadoras de tecnologias aplicadas a tecidos e wereables, sejam eles fibras maleáveis impressas em impressoras 3-D, ou aplicação de LED em roupas, maleabilidade de tecidos.

Se alguma projeção para 2025 pode ser realmente realista em termos de tecnologia nas mais distintas aplicações, este painel cumpre o papel de filme hollywoodiano com spoilers que você pode contar que chegarão ao mercado.

Fonte: IBEVAR | Lucas Forte