Como evitar perdas no estoque por data de validade

Perdas por data de validade sempre são um problema para qualquer empresa que trabalha com produto que as possuam, então como evitar estas perdas?

A melhor forma de evitar perdas é não comprar produtos acima do seu giro histórico. Mas sabemos que isso nem sempre é possível.Mesmo que a compra seja perfeita, existem vários fatores que interferem na gestão destes produtos, como por exemplo, o manejo inadequado de reposição onde o repositor não toma cuidado acabando empurrando as mercadorias com data de vencimento próxima para traz.

Por mais treinamento que damos aos colaboradores, são muitos os fatores que acabam influenciando na hora da reposição.

Vamos a um exemplo claro vivido por mim:

Em 2010, durante a copa do mundo, fizemos uma grande negociação com algumas marcas de cervejas e uma delas nos ofereceu um lote próximo ao vencimento a um custo muito bom, mas no acordo não haveria troca.

Bom, copa do mundo vende muita cerveja ainda mais no Brasil.

Compramos o lote e quando o mesmo já estava na metade compramos mais 2 lotes, mas com a data dentro dos padrões.

Pois bem, chegou o segundo lote e nossos estoques estavam lotados. Por um descuido, a nova mercadoria foi armazenada na frente da antiga por fatores de falta de espaço.

Na correria de manter as gôndolas cheias, os colaboradores não tinham o cuidado de pegar as que estavam atrás primeiro. A tragédia já estava ali anunciada.

Como em nossa empresa tínhamos uma equipe que só ficava por conta de gerenciar perdas eles notaram a falha a tempo e conseguimos reverter o problema, evitando um grande prejuízo aos nossos caixas.

Mas mesmo com equipe focada em perdas sempre passa produtos de baixa rotatividade.

Como resolver este problema?

Algumas ações podem evitar perdas e reduzir muito estes prejuízos. Vamos lá a algumas dicas:

  1. Fazer um balanço/inventário colhendo data de validade: aumenta muito o tempo do processo;
  2. Criar uma premiação, podendo ser uma folga, um prêmio em dinheiro ou apenas um reconhecimento ao colaborador que menos deixar produtos vencer em sua área: gera uma competição saudável além de gerar o engajamento dos funcionários;
  3. Na entrada de mercadoria, colher a data de validade e confrontar com seu giro: permite ficarmos atento a possíveis mercadorias que podem vencer e gerar ações como promoção ou incluir as mesmas em locais de maior giro;
  4. Criar uma equipe focada em perdas: podendo ser composta por estagiários de diversas áreas;
  5. Gerar relatórios semanais de estoque versus giro e verificar principalmente as mercadorias de baixa rotatividade;
  6. Gerar relatórios de mercadorias que existem no estoque e não são vendidas. Caso seu sistema não possua tal relatório, solicite, pois esta é uma ferramenta muito importante para demonstrar que pode estar havendo faltas na reposição;
  7. Fazer treinamentos da equipe dando noções de sistemas como PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) /  FIFO (first in first out).

Existem novos padrões de código de barras criados pela GS1 que ajudaria muito o comerciante na gestão deste problema mas há uma grande dificuldade em implantá-los, por exemplo o GS1-DATA BAR, que já vem com a data de validade do produto no código de barras, facilitando muito a entrada.

Com o inventário proporcionando ao empresario uma gestão muito mais assertiva dos itens, dando poder aos coletores de dados como o KCollector gerar informações, é possível reduzir ao máximo este tipo de perda.

Para saber mais sobre a KCollector <clique aqui>

Fonte: IBEVAR