Case PRX Motos: Experimentação do monitoramento em concessionárias de motos

Uma amostra de 5 concessionárias de motos das principais redes de São Paulo foi utilizada para a definição inicial de KPIs e validação da ferramenta de monitoramento da jornada de compra dos clientes em pontos de venda físicos.

Esta etapa tinha por objetivo:

  1. Identificação de métricas:
  2. Taxas de Conversão e KPIs;
  3. Curva ótima.
  4. Definição do “baseline”:
  5. Ponto inicial de comparação entre concessionárias.
  6. Início do programa de otimização:
  7. A partir do “baseline”, eleger as melhores performances e replicar.

A visitação das concessionárias permitiu definir:

Os clientes chegam muito preparados nas concessionárias, pois pesquisaram tudo sobre a moto antes de partirem para a visita às concessionárias. A ida na concessionária é o estágio final da compra. O cliente só precisa de um último incentivo. Para isso, fazer a experimentação física da moto é crucial para a efetividade da intenção de compra. Os vendedores só precisam guiá-los, fazendo dessa experiência algo prazeroso, sem atrito, e com muito contato com o produto.

  • Há uma taxa de conversão externa (fortemente influenciada por ações de marketing da montadora) de: Número de visitantes na concessionária.
  • Existem duas taxas de conversão interna: (influenciadas por ações da concessionária): Visitantes que engajam com o showroom;Visitantes que passam do showroom para a mesa de negociação.
  • As duas taxas internas estão relacionadas com um KPI: Tempo de ideal de engajamento no showroom.

Estas informações foram traduzidas no dashboard (abaixo) gráfico elaborado com acesso individualizado disponível para todas as concessionárias.

O sistema, através de machine learning, entendeu os padrões das pessoas que sentaram na mesa de negociação para negociar a compra de uma moto e apurou que o tempo ideal para se manter um cliente na concessionária é de 14 minutos (esse número deve variar de segmento para segmento).

Recomendamos os primeiros passos da nossa metodologia para otimização da performance em lojas:

  • Reformulação do showroom: retirar motos repetidas para aumentar os corredores, melhorar a circulação e permitir a experimentação.
  • Incentivar a permanência dos visitantes no showroom durante a conversa para enriquecer a experiência.
  • Promover a experimentação: ao sentar na moto, o cliente ativa o processo interno de memórias e projeção de situações que imprimem uma sensação positiva de realização.

Essas foram ações de curto prazo, mas os ganhos de ser uma empresa guiada por dados, a médio e longo prazo, podem ser muito maiores, tanto com a redução de custos, como com o aumento de vendas.

A barreira da medição de dados off-line foi rompida, e aqueles que aderirem a esse tipo de cultura data driven sairão na frente, daqueles que inevitavelmente farão mais tarde.

Fonte: Fundador da FastSensor | Rubens Ajzenberg